Goiás é o maior produtor de sorgo do Brasil, segundo levantamento do IBGE

Publicado em 20/01/2020 11:04

Com produção estimada em 1,09 milhão de toneladas em dezembro de 2019, Goiás se consolidou como maior produtor de sorgo do Brasil. O número é 20,3% maior do que a produção registrada no mesmo período em 2018 (912,9 mil toneladas), de acordo com dados divulgados no início de janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já para a safra 2019/2020, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que Goiás representará 44% da produção de sorgo do País. Esses números foram apresentados pelo superintendente de Produção Rural Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Donalvam Maia, durante a palestra “Perspectivas de mercado para o sorgo”, no IV Encontro Nacional da Cultura do Sorgo, evento realizado pelo Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz” da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da USP.

De acordo com Donalvam, Goiás se destaca na produção de sorgo, especialmente por questões climáticas favoráveis e por se tratar de uma cultura de custo menor, sendo mais viável para o plantio mais tardio do que o milho. “O sorgo também tem conquistado mais espaço nas agroindústrias nos últimos anos, principalmente para fabricação de alimento animal. Já na pecuária, o crescimento se dá devido aos investimentos em confinamentos, pois utilizam o sorgo como matéria-prima para alimentação de bovinos, suínos e aves”, explica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Seapa/GO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário