Brusone é o tema da quarta Circular Técnica do Irga
A quarta Circular Técnica do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) foi lançada nessa terça-feira (21). O estudo é assinado por Carlos Henrique Paim Mariot, engenheiro agrônomo e consultor técnico do Irga, Débora Favero e Gabriela de Magalhães da Fonseca, engenheiras agrônomas e pesquisadoras do Irga e Marcelo Gravina de Moraes, engenheiro agrônomo e professor titular da Faculdade de Agronomia da Ufrgs.
Tematizada de “A quebra da resistência à brusone e o manejo de doenças em arroz irrigado”, a circular enfoca a quebra da resistência à brusone e estratégias para retardá-la, monitoramento e identificação da resistência ou suscetibilidade à brusone em cultivares comerciais e linhagens do Irga. Também aborda o monitoramento e o manejo de doenças: ferramentas para evitar a quebra da resistência à brusone, ordem de importância dos principais fatores para controle da brusone, como outras doenças na cultura do arroz irrigado e serviço prestado ao produtor.
“A quarta Circular Técnica explica a quebra da resistência à brusone nas cultivares de arroz, além de esclarecer o posicionamento do Irga quanto ao manejo das cultivares, ressaltando a importância do mesmo”, comenta Débora Favero.
Confira a versão ampliada da nova Circular lançada, aqui.
Para conferir todas as Circulares já lançadas, clique aqui.
0 comentário
Entidades arrozeiras articulam medidas conjuntas para enfrentar crise da cadeia orizícola gaúcha
Tradings compram arroz em casca a R$ 62 e dão andamento ao escoamento da safra passada
Getap lança premiação nacional para o sorgo e abre inscrições em meio à forte expansão da cultura no Brasil
Arroz/Cepea: Aumento pontual da demanda sustenta valor
Oferta restrita e atraso na colheita sustentam alta do feijão em janeiro, aponta indicador Cepea/CNA
Reunião da Câmara Setorial do Arroz vai buscar alternativas práticas para crise do setor