Produtores de arroz do Brasil pressionam por corte nas tarifas no México

Publicado em 19/02/2020 14:30

LOGO REUTERS

Uma delegação de produtores brasileiros de arroz está no México nesta semana para pressionar por um corte na tarifa de 20% que suas exportações enfrentam no lucrativo mercado mexicano, uma redução que, segundo eles, poderia dar competitividade frente aos rivais norte-americanos.

A missão brasileira diz que a tarifa continua sendo um obstáculo para os exportadores depois da obtenção de uma autorização fitossanitária das autoridades mexicanas no ano passado.

"A questão das tarifas é imprescindível", disse Mario Pegorer, gerente comercial da produtora brasileira de arroz Guacira Alimentos e representante do grupo industrial Abiarroz, a repórteres.

Pegorer afirmou que a qualidade do arroz brasileiro é superior a do produto dos Estados Unidos, principal fornecedor aos mexicanos.

Ele estimou que os produtores brasileiros poderiam enviar entre 20 mil e 30 mil toneladas de arroz por ano para o México inicialmente, e pontuou ainda que eles têm capacidade para enviar até 150 mil toneladas por ano.

O México compra cerca de 800 mil toneladas de arroz por ano dos Estados Unidos, segundo dados oficiais.

Em setembro, o Brasil afirmou ter começado a discutir um acordo de livre comércio com o México, enquanto autoridades mexicanas disseram que estão procurando expandir acordos existentes entre os países.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário