Produtores de arroz do Brasil pressionam por corte nas tarifas no México

Publicado em 19/02/2020 14:30
232 exibições

LOGO REUTERS

Uma delegação de produtores brasileiros de arroz está no México nesta semana para pressionar por um corte na tarifa de 20% que suas exportações enfrentam no lucrativo mercado mexicano, uma redução que, segundo eles, poderia dar competitividade frente aos rivais norte-americanos.

A missão brasileira diz que a tarifa continua sendo um obstáculo para os exportadores depois da obtenção de uma autorização fitossanitária das autoridades mexicanas no ano passado.

"A questão das tarifas é imprescindível", disse Mario Pegorer, gerente comercial da produtora brasileira de arroz Guacira Alimentos e representante do grupo industrial Abiarroz, a repórteres.

Pegorer afirmou que a qualidade do arroz brasileiro é superior a do produto dos Estados Unidos, principal fornecedor aos mexicanos.

Ele estimou que os produtores brasileiros poderiam enviar entre 20 mil e 30 mil toneladas de arroz por ano para o México inicialmente, e pontuou ainda que eles têm capacidade para enviar até 150 mil toneladas por ano.

O México compra cerca de 800 mil toneladas de arroz por ano dos Estados Unidos, segundo dados oficiais.

Em setembro, o Brasil afirmou ter começado a discutir um acordo de livre comércio com o México, enquanto autoridades mexicanas disseram que estão procurando expandir acordos existentes entre os países.

Tags:
Fonte:
Reuters

0 comentário