Plantio de trigo do RS vai a 97% da área, diz Emater; clima atrapalha reta final

Publicado em 17/07/2020 11:19

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de trigo do Rio Grande do Sul atingiu 97% da área projetada para a safra, avanço de 2 pontos percentuais em relação à semana anterior, com o tempo instável e chuvas impedindo a conclusão dos trabalhos, disse a Emater/RS nesta quinta-feira.

A semeadura segue levemente adiantada na comparação com igual período da safra anterior, quando 95% da área havia sido plantada, e também supera a média histórica de cinco anos para este momento da safra, de 93%.

"A semana com predomínio de tempo encoberto e volumes acumulados de chuvas expressivos não permitiu a conclusão do plantio e trouxe dificuldades à realização de tratos culturais nas lavouras implantadas", afirmou o órgão do governo gaúcho em informativo conjuntural.

"Nas lavouras já estabelecidas, o excesso de chuvas, as baixas temperaturas e dias com pouca luminosidade atrasaram o desenvolvimento da cultura e dificultaram as operações mecânicas de controle de invasoras e doenças fúngicas", acrescentou.

Segundo a Emater, o plantio foi concluído somente nas regiões de Pelotas, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Erechim e Santa Rosa.

Para a próxima semana (16 a 22 de julho), a Emater afirmou que as previsões meteorológicas indicam temperaturas mais elevadas, mas com chuvas na maioria das regiões gaúchas.

(Por Gabriel Araujo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário