Paraná conclui plantio de trigo; colheita de milho 2ª safra alcança 17% da área
O Paraná, líder em produção de trigo no Brasil, concluiu o plantio do cereal, com avanço de um ponto percentual nos trabalhos de semeadura na última semana, conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral) divulgados nesta terça-feira.
Na avaliação do Deral, 90% das lavouras estão em condições boas, apesar de chuvas ocorridas no Estado durante o mês. No mesmo período do ano passado, somente 63% das áreas estavam nesta classificação.
Nesta safra, a produção de trigo no Paraná está estimada em 3,67 milhões de toneladas, aumento de 72% ante a temporada passada, quando a cultura sofreu com problemas climáticos.
Já a colheita paranaense de milho segunda safra avançou seis pontos percentuais em relação à semana anterior, para 17% da área, informou o Deral nesta terça-feira.
Os trabalhos permanecem com grande atraso na comparação com a mesma época do ano passado, quando 65% da área já estava colhida no Estado.
Em 2019, no entanto, os produtores conseguiram acelerar a passagem das colheitadeiras na safrinha devido a uma antecipação nos trabalhos da soja de verão e, consequentemente, no cultivo do milho segunda safra.
Quando comparada com 2018, a colheita de milho está três pontos percentuais adiantada.
Cerca de 45% das lavouras da safrinha estão em condições boas, enquanto 38% são consideradas médias. Ainda de acordo com o Deral, 78% das áreas estão em fase de maturação.
0 comentário
Entidades arrozeiras articulam medidas conjuntas para enfrentar crise da cadeia orizícola gaúcha
Tradings compram arroz em casca a R$ 62 e dão andamento ao escoamento da safra passada
Getap lança premiação nacional para o sorgo e abre inscrições em meio à forte expansão da cultura no Brasil
Arroz/Cepea: Aumento pontual da demanda sustenta valor
Oferta restrita e atraso na colheita sustentam alta do feijão em janeiro, aponta indicador Cepea/CNA
Reunião da Câmara Setorial do Arroz vai buscar alternativas práticas para crise do setor