Servidores do Irga realizam gira técnica na Zona Sul

Publicado em 03/08/2020 17:17 33 exibições

De 27 a 30 de julho,  servidores do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realizaram uma gira técnica na Zona Sul do Estado.  Ao todo, 12 visitas foram feitas a propriedades focadas em sistemas integrados de produção. O objetivo principal da iniciativa foi a integração entre a Pesquisa do instituto com produtores que estão inovando por meio de sistemas integrados de produção.

Participaram da gira os extensionistas rurais da Zona Sul e os responsáveis pelas estações regionais de pesquisa da região Central, Mara Grohs, e da Zona Sul, Roberto Carlos Wolter. O coordenador regional da Zona Sul, André Matos, conduziu o evento técnico. “Concluímos uma semana em que pudemos compartilhar com nossa pesquisadora Mara Grohs um pouco de nossa realidade cada vez mais voltada para um sistema integrado de produção, onde o arroz, soja e a pecuária caminham juntos nas propriedades. Com certeza um momento de muito aprendizado e troca de experiências”, acrescenta Matos.

Para Mara, a visita à Zona Sul foi de valiosa contribuição na percepção do rumo das pesquisas a serem realizadas pelo Irga. “É dever do instituto estar junto ao produtor, escutando suas demandas e observando as práticas que vem sendo realizadas em campo. Só assim será possível direcionar ações efetivas na busca de resposta a demanda do campo", explica Mara. 

A engenheira agrônoma também comentou que as seis diferentes regiões orizícolas têm peculiaridades, que somente através de visitas a campo e conversas com produtores é possível entender o sistema produtivo.

Além da proximidade com o produtor, a gira técnica oportunizou uma integração com a equipe da Extensão Rural do Irga e a Pesquisa, visto que todos os Nates da Zona Sul foram visitados e as visitas aos produtores rurais foram conduzidas pelos extensionistas da região.

Tags:
Fonte:
Irga

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário