Banana: Clima volta a afetar produção no Norte de SC, agora com granizo e frio

Publicado em 24/08/2020 09:10

No último fim de semana (14 a 15/08), fortes ventos e granizos atingiram algumas localidades do Norte de Santa Catarina, que já tinham sido afetadas pelo ciclone extratropical em julho. Apesar dos impactos não serem tão extensos quanto a intempérie anterior, causou muitos danos nos municípios atingidos.

Segundo agentes, a maior parte das bananeiras que estava em brotação sofreu intensa desfolha, e os cachos próximos ao ponto de colheita apresentam pontuações de cor escura, devido ao impacto do ventos e granizo, o que reduziu drasticamente qualidade e valor comercial das frutas. Também foram relatados danos em estruturas – como galpões de pós-colheita e sedes administrativas de fazendas.

Após esses fenômenos, uma forte massa de ar polar se estabeleceu na região, derrubando as temperaturas nos últimos dias. Diante desse cenário, produtores acreditam que a oferta de banana nanica, que já estava reduzida, deve se manter restrita durante um longo período, devido às recentes intempéries, impedindo a plena recuperação das áreas produtivas. Diante da baixa oferta, a banana nanica de primeira qualidade foi vendida por R$1,20/kg, valor 3% superior que na semana anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário