Cota de importação de milho e trigo da China é mantida para 2021, diz planejador

Publicado em 17/09/2020 10:51 e atualizado em 17/09/2020 14:17

LOGO REUTERS

A China estabeleceu nesta quinta-feira sua cota para importações sob tarifas mais baixas de trigo, milho e arroz em 2021 nos mesmos volumes dos anos anteriores.

O estabelecimento dos volumes ocorreu em um momento em que os compradores chineses vêm aumentando volumes de importação de milho dos Estados Unidos e também de trigo.

A Cota da Taxa Tarifária (TRQ) para as importações de trigo em 2021 foi fixada em 9,636 milhões de toneladas, das quais 90% irão para empresas estatais, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma em um comunicado em seu site.

A cota de importação de milho em 2021 foi fixada em 7,2 milhões de toneladas, das quais 60% irão para empresas estatais, enquanto a cota de arroz foi fixada em 5,32 milhões de toneladas, disse o planejador estatal.

A China tem uma meta de autossuficiência de 95% para seu consumo de arroz, milho e trigo, mas permite um certo volume de importações por meio do sistema TRQ, sob o qual os importadores podem comprar volumes especificados com tarifas de até 1%, em comparação com 65% sem as cotas.

A China, o principal mercado agrícola do mundo, acelerou as importações de grãos neste ano e espera-se que use totalmente suas cotas anuais de milho e trigo pela primeira vez.

“As cotas para importação de grãos não vão mudar”, disse uma fonte de uma empresa estatal.

“Pode haver permissão especial (para importações extras)”, disse a fonte, que não quis se identificar por não estar autorizada a falar com a mídia. 

A China também estabeleceu a cota de algodão no mesmo volume dos anos anteriores, em 894 mil toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário