Produtores aguardam chuvas regulares para iniciar mais uma safra promissora no cultivo de grãos no Tocantins
Os produtores rurais aguardam o início do período chuvoso regular para começar mais uma safra no cultivo de soja, milho verão, milho segunda safra, arroz, sorgo, feijão caupi e cores e algodão caroço. A probabilidade, nesta safra de grãos 2020/2021 é de crescimento na área de plantio, seguindo os excelentes resultados alcançados pelos produtores nos últimos anos.
A expectativa na produção agrícola deixa os produtores otimistas, propiciando investimentos em equipamentos tecnológicos, implementos, máquinas e insumos relevantes para os melhores rendimentos na produtividade por unidade de área cultivada.
Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Thadeu Teixeira Júnior, no Tocantins a janela de plantio tem início a partir de 01 de outubro, período que finda o vazio sanitário. “Entretanto, ao contrário da safra anterior, as chuvas devem ocorrer de forma bem distribuída em algumas regiões do estado, vindo a se firmar somente a partir do terceiro decêndio do mês de outubro”, concluiu o engenheiro.
Zoneamento
Thadeu lembra que o zoneamento de risco climático é de extrema importância, uma vez que o atraso no plantio da soja pode influenciar o milho segunda safra. Ele reforça que os produtores tocantinenses podem consultar as informações do zoneamento que leva em consideração a região, tipo de solo e cultivar para as diversas culturas no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Abertura safra
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), juntos com produtores e parceiros fazem a abertura oficial da safra 2020/2021, no próximo dia, 16, no município de Gurupi.
0 comentário
Anec projeta aumento nos embarques de soja e milho do Brasil em dezembro
Abertura de mercado para o Brasil na Índia e na Rússia
Arrozeiros celebram aprovação do uso da Taxa CDO para apoiar cadeia produtiva do arroz
Arroz/Cepea: Indústria retraída e exportações fracas mantêm pressão
Rússia eleva tensão no Mar Negro e milho e trigo sobem em Chicago
Híbrido tolerante ao pulgão é aposta da Corteva Agriscience para a cultura do Sorgo na próxima safra