CNA debate novas tecnologias para produção de grãos

Publicado em 20/10/2020 17:26

A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, por videoconferência, na terça (20), para debater tecnologias para a produção de grãos no país.

Os representantes das federações estaduais de agricultura e produtores rurais assistiram a apresentações de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre o desenvolvimento de inovações, linhas de pesquisa e novas cultivares para os agricultores.

A aproximação da Embrapa com o setor produtivo foi um dos temas destacados pelo presidente da comissão, Ricardo Arioli Silva. “A reunião foi bastante produtiva. A partir das inovações apresentadas, as federações terão condições de avaliar e debater propostas e encaminhar sugestões para a CNA, para que as novidades técnicas cheguem aos produtores rurais. A parceria CNA-Embrapa promete!”.

O pesquisador Alcido Eleonor Wander, da Embrapa Arroz e Feijão, expôs as principais linhas de pesquisas e soluções para o cultivo do feijão.

“Nossos esforços estão concentrados na pesquisa de bioinsumos e no desenvolvimento de cultivares que tenham características agronômicas mais interessantes para o produtor rural, com atributos de qualidade que melhorem a aceitação dos consumidores ao produto”, afirmou.

Os desafios enfrentados para a produção de trigo no Brasil e a criação de soluções tecnológicas foram apresentados pelo chefe-geral da Embrapa Trigo, Osvaldo Vasconcellos Vieira.

“Desenvolvemos pesquisas voltadas para o trigo, especialmente para produção de farinha e pão, com o intuito de gerar cada vez mais renda e menos risco para o produtor rural. Para atingir o nosso propósito, investimos em parcerias com o setor produtivo”, destacou.

“A biotecnologia é uma grande ferramenta para encontrar inovações na área genética. Também prospectamos substâncias que podem ser usadas no manejo da cultura, no crescimento da produtividade para dar uma ótima sustentabilidade na produção de grãos”, explicou o pesquisador da Embrapa Soja, José Renato Faria.

Durante a reunião ainda foram abordados o desenvolvimento de classificadores automáticos de grãos e as novas tecnologias para aplicação de lacres de identificação de embalagens de defensivos e fertilizantes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário