IBGE: Safra de arroz em 2021 terá queda de 2,4% ante 2020, para 10,8 mi. de t

A produção nacional de arroz, em evidência por causa dos aumentos de preços recentes do produto, deverá recuar 2,4% em 2021, conforme o primeiro Prognóstico para a Safra Agrícola do próximo ano, divulgado há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No prognóstico do IBGE, a produção total de arroz deverá ficar em 10,8 milhões de toneladas.
Também deverá haver queda na produção de algodão herbáceo, com 6,2 milhões de toneladas, 11,9% abaixo de 2020. Em 2020, a produção deverá atingir 7,1 milhões de toneladas, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de outubro. Até a safra encerrada neste ano, foram três anos seguidos de recordes na produção de algodão, mas a crise associada à pandemia de covid-19 derrubou a demanda, influenciando decisões de plantio por parte dos produtores, segundo o IBGE.
Já o feijão deverá apresentar quedas em suas três safras em 2021. A primeira safra, com 1,3 milhão de tonelada, ficará 2,2% abaixo da deste ano. A segunda safra, com 958 mil toneladas, deverá ficar 4,5% abaixo de igual safra deste ano. A maior queda porcentual, no entanto, ficará com a terceira safra da leguminosa, cujo prognóstico aponta para 560 mil toneladas em 2021, 6,5% abaixo da terceira safra de 2020.
0 comentário
Excesso de chuva provoca perdas, atrasos e problemas de qualidade em lavouras do Paraná, aponta Deral
Arroz/Cepea: Média de outubro é a maior desde fev/25
Soja adiantada favorece janela do milho em MT, mas distribuição das chuvas ainda preocupa
Semeadura do feijão 1ª safra ganha ritmo e encosta na média histórica
Feijão/Cepea: Preto atinge maior patamar em dois anos
USDA: Inspeções de soja superam 2,44 milhões de toneladas e acumulam alta de 56% na temporada