Começa colheita de arroz no Brasil; SC e GO dão a largada

Publicado em 21/01/2021 16:20
Os trabalhos começaram levemente antes do que no mesmo período de 2020, aponta Conab

LOGO nalogo

​A colheita da safra 2020/21 do Brasil começou, segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no boletim Progresso da Safra. Até o dia 15 de janeiro, os trabalhos atingiam 0,5% da área, considerando os seis principais estados produtores (Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) que representam 87% da área cultivada.

Seguindo os dados levantados pela Conab, os trabalhos começaram levemente antes do que no mesmo período de 2020, que tinha registro zerado para esta época do ano. Os estados de Santa Catarina e Goiás deram a largada da colheita neste ano, ambos com 4%. Na última semana, os trabalhos em Santa Catarina ainda estavam zerados e em Goiás estavam em 3,8% da área cultivada.

Os outros estados que compõem o estudo (Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, e Rio Grande do Sul) ainda não tinham iniciado a colheita, de acordo com a Conab.

Apesar dos dados apontados a nível nacional pela Companhia de Abastecimento, segundo relatos independentes, os trabalhos de colheita também já começaram nesta semana em áreas do estado do Rio Grande do Sul, maior produtor nacional de arroz. Os primeiros registros a nível estadual e regional são da região da Planície Costeira Externa, um deles na cidade de Viamão (RS).

A Conab estima a safra 2020/21 de arroz do Brasil com uma área plantada estimada em 1,70 milhão de hectares entre sequeiro (381,4 mil ha) e irrigado (1,32 milhão de ha), sobre 1,66 milhão de ha na temporada anterior, segundo atualização neste mês de janeiro, e produção de 10,90 milhões de toneladas, sendo 10 milhões de t de irrigado e 905,8 mil t de sequeiro, ante 11,18 milhões de t em 2019/20.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário