HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Conab: Produção de soja e aumento da área de milho impulsionam supersafra de grãos

Publicado em 11/03/2021 09:22 e atualizado em 11/03/2021 11:18
Produção de soja e aumento da área de milho impulsionam supersafra de grãos

A Safra de Grãos 2020/21 ganha, no 6º levantamento divulgado nesta quinta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), um crescimento total na produção de 6%, para um volume estimado de 272,3 milhões de toneladas ou 15,4 milhões de toneladas superior ao obtido em 2019/20. 

Já em relação à estimativa realizada no mês passado, houve um aumento de 4 milhões de toneladas, graças principalmente ao crescimento de 6,7% na área de plantio do milho segunda safra. A pesquisa de campo foi realizada na última semana de fevereiro.

A previsão para o cereal é de uma produção total recorde, com a possibilidade de superar em 5,4% a safra 2019/20 e atingir mais de 108 milhões de toneladas. O volume histórico deve-se à participação assim distribuída: 23,5 milhões de toneladas na primeira safra, 82,8 milhões na segunda e 1,8 milhão na terceira safra.

No caso da soja, a cultura vem mantendo a tendência de crescimento na área cultivada. Nesta safra, há possibilidade de crescer 4,1% em relação ao ciclo passado, com uma área de 38,5 milhões de hectares e produção de 135,1 milhões de toneladas.

O feijão também marca presença evolutiva e crescimento estimado de 1,6% na produção das três safras, totalizando 3,3 milhões de toneladas. A primeira está em fase final de colheita, já a segunda, em fase final de plantio. A terceira começa o plantio a partir da segunda quinzena de abril.

Já para o arroz, há uma redução de 1,9% na produção frente à safra anterior, com uma produção prevista de 11 milhões de toneladas. Pouco mais de 10 milhões de toneladas são colhidas em cultivo irrigado e 900 mil em sequeiro. O algodão segue na mesma linha, com redução de 14,5% na área cultivada e produção de 6,16 milhões de toneladas de algodão caroço, correspondendo a 2,5 milhões de toneladas de pluma. Para o amendoim, em  melhor situação, o crescimento é de 2,7% na área total e produção estimada em 575 mil toneladas, 3,1% acima da obtida em 2019/20.

Área total – A área de plantio apresenta um aumento de 3,6% sobre a da safra anterior, estimada atualmente em 68,3 milhões de hectares. Após a colheita, principalmente da soja e do milho primeira safra, são plantadas as lavouras de segunda e terceira safras e as de inverno em sucessão, que totalizam cerca de 20 milhões de hectares.

Mercado de Grãos – Algodão em pluma continua com um cenário positivo no mercado internacional. Com isso, as exportações no acumulado de janeiro a fevereiro aumentaram 6,4% em relação ao último ano. No caso do milho, os embarques continuam lentos, com previsão de exportações em 35 milhões de toneladas para a safra atual, praticamente igual ao que foi observado para a safra 2019/2020. Para a soja, estima-se a venda de 86,1 milhões de toneladas, com aumento de 3,7% em relação ao último ano. Caso se confirme, será um recorde da série histórica. Já para o arroz, as exportações em fevereiro estão em ritmo menor, comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, houve queda de 56% no volume exportado, ocasionada pelo menor nível de estoques em dezembro e baixa disponibilidade do produto no início deste ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

    É fake news que chamam ?

    3
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Carlos, eu quero aqui louvar o Noticias Agricolas por ter publicado com destaque a matéria sobre a Conab. E embora os relatórios da Conab sejam bem mais abrangentes que isso, é um bom começo..., com um pouco mais de trabalho é possivel comparar os dados da Abiove e do USDA com os da Conab..., o que seria, sem sombra de dúvidas, um grande serviço prestado aos produtores rurais de todo o país. Não podemos considerar isso como noticia falsa, é a avaliação de um órgão público, sustentado com nosso dinheiro, e se quisermos mudanças é preciso conhecer as pessoas que estão por trás desses relatórios, e se em nossa avaliação considerarmos que esses mesmos não tem competencia para tratar de matéria tão importante, substitui-los. Esse trabalho deve ser feito pelos próprios produtores, pois nossos politicos que dizem nos representar não passam de nulidades.

      16
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. RODRIGO, a FPA é uma entidade que defende a CHINA sob a alegação de que devemos ter um relacionamento perfeito com ela. ... Depois de muito matutar, cheguei à uma conclusão: PORQUE SÃO NOSSOS REPRESENTANTES "XING LING" ... O "termo XING LING", na linguagem popular quer dizer: FAJUTO !!!

      13
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sim, Sr. Rensi, estamos na país onde se coloca uma professora que foi vereadora, e agora é deputada federal, como presidente da comissão de agricultura e pecuária. O cargo foi negociado para ser do PSL e foi entregue a essa mulher, professora e vereadora. E é assim, na politica não existe ninguém da direita qualificado para o cargo, então põe qualquer um ou uma, como tivemos nos últimos anos Blairo Maggi, lulista e dilmista, e agora Teresa Cristina, que não tem a minima condição de ocupar o cargo que ocupa.

      25
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. RODRIGO, a escolha dos eleitores é sempre "DO MENOS PIOR" !!! Mas vou colocar uma citação da Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, Aline Sleutjes : ..."Posso assegurar que meio ambiente e agronegócio andam juntos". ... Agora, vai um velho matuto "explicar" o enunciado. ... Não existe meio ambiente, essa retórica é própria para nos ludibriar. ... Existe ambiente ... o termo "meio" é o que? Deve ser só "meio" mesmo! ... Quando você está na roça de sua propriedade, você está no "ambiente" da roça e, não no "meio ambiente" da roça. ... É isso !!!

      10
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sim, a grande maioria dos nossos deputados são um bando de panacas que estão lá só para se locupletar de dinheiro público, fazendo seus teatrinhos ridiculos...

      9
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Complementando .... É a mesma coisa quando ouvimos políticos dizerem: "justiça social"... O que isso quer dizer? ... A justiça é uma ferramenta que a sociedade criou para resolver pendengas comuns entre os cidadãos que vivem em sociedade. E ela, justiça, evita ou tenta evitar que o individuo seja prejudicado. ... Então a justiça, protege individualmente, primeiro e, por efeito uma classe, ou toda a sociedade. ... Mas, aí já estou "escorregando demais na maionese"... O PONTO É QUE NÃO EXISTE "JUSTIÇA SOCIAL" ... São termos que nos afastam da realidade .... Próprio dos discursos dos progressistas...

      10
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Exato Sr. Rensi, nossos politicos se comunicam através de chavões, frases feitas, ideologias baratas...

      9
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      É aquela história do...a causa, o problema não interessa, interessa somente a revolução...ou seja tomada de poder para enriquecer, roubando o povo.

      14