HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Tempo seco favorece colheita de arroz e soja

Publicado em 12/05/2021 12:33 e atualizado em 12/05/2021 13:12

O tempo seco que por um lado favoreceu a colheita da soja e do arroz, que se encaminham para a finalização na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade, com cerca de 99% da área total já colhida, por outro desfavoreceu algumas lavouras de milho com semeadura tardia e feijão segunda safra que se encontram na fase de enchimento de grãos.

Foram cerca de cinco semanas consecutivas sem registros de chuvas significativas na região e as culturas já apresentavam sinais de estresse hídrico como folhas enroladas, com aspecto de murchas. Esses sintomas eram mais acentuados em áreas de solo raso e/ou compactado. Segundo o extensionista rural agropecuário da Emater/RS-Ascar, Josemar Parise, com o retorno da umidade no solo as lavouras serão favorecidas.

"O retorno das chuvas de bons volumes na região estancou a estiagem e ambas as culturas se beneficiam sem perdas significativas, com baixos impactos na produtividade média, já que grande parte das lavouras dessas culturas já está colhida ou em maturação", observa.

A ausência de chuvas significativas por um longo período evidencia a importância dos agricultores adotarem medicas para correção e conservação do solo.

"Nas lavouras em que são realizadas ações de manejo do solo as plantas respondem de forma mais satisfatória devido à correção e construção do perfil do solo. Ações como a descompactação do solo possibilita o desenvolvimento radicular mais profundo, fazendo a planta buscar água em áreas mais profundas e reagindo de melhor forma nesses períodos de estiagem", orienta.

Práticas como correção da acidez do solo, adubação equilibrada, bom aporte de palhada em cobertura protegendo e mantendo a umidade no solo por mais tempo também são recomendadas.

Agricultores que têm interesse em implementar ações de correção e conservação do solo podem procurar os escritórios da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e solicitar a orientação dos extensionistas rurais da Instituição.

Chuva no Sul

No Sul, a passagem de uma frente fria traz chuva forte com tempestades localizadas sobre o norte de Santa Catarina nesta terça-feira. Rapidamente, o sistema avança na quarta-feira (12) para o leste do Paraná, levando chuva persistente e com elevado acumulado no de Paranaguá. Ao longo da serra do Mar, estima-se algo entre 70mm e 100mm em apenas 48 horas.

A precipitação também alcançará áreas do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e interior do Paraná, mas o acumulado será baixo. No caso do Paraná, apesar da previsão de aumento da umidade do solo, o acumulado não será suficiente para trazer um alívio aos produtores da segunda safra de milho.

Temperatura cai e há previsão de geada

A temperatura voltará a declinar na quinta-feira no centro e sul do Brasil. Há potencial para geadas fortes nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas o fenômeno também acontecerá de forma mais fraca no sul do Paraná, alcançando algumas áreas de feijão e hortaliça, além de algumas áreas de milho segunda safra do norte de Santa Catarina. A área majoritária de milho do Paraná não será afetada pelo frio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário