Rússia pode aumentar exportação de grãos 2021/22, apesar de safra menor, diz ministério

Publicado em 21/05/2021 17:06

LOGO REUTERS

Por Polina Devitt

MOSCOU (Reuters) - A Rússia pode aumentar as exportações de grãos em 3 milhões de toneladas, para 51 milhões de toneladas na temporada de 2021/22, que começará em 1º de julho, apesar de uma safra menor, disse o ministério da agricultura na sexta-feira.

A Rússia compete com a União Europeia pelo posto de maior exportador de trigo do mundo. Turquia, Egito e Bangladesh são os maiores compradores de seu trigo.

O ministério estima que a safra de grãos da Rússia em 2021 será de 127,4 milhões de toneladas, incluindo 81 milhões de toneladas de trigo, disse o órgão em um comunicado. O país colheu 133,5 milhões de toneladas de grãos, incluindo 85,9 milhões de toneladas de trigo, em 2020.

Usar o que sobrou da cota de exportação desta temporada apoiará o crescimento das exportações. A cota foi introduzida para ajudar a conter a alta da inflação dos preços dos alimentos no país e manter baixos os preços domésticos dos grãos.

A cota de exportação, que a Rússia estabeleceu em 17,5 milhões de toneladas de grãos para entre 15 de fevereiro e 30 de junho, não será esgotada esta temporada, informou a agência de notícias Interfax, citando o ministério.

De acordo com a Interfax, o ministério planeja fixar uma cota para a segunda metade de cada temporada - de 1º de janeiro a 30 de junho - e propor que o governo compre até 3 milhões de toneladas do mercado doméstico para o estoque do Estado.

Agricultores na Rússia estavam semeando seus grãos de inverno para a safra deste ano em solo seco no outono passado, embora o inverno ameno tenha reparado parcialmente os danos. A semeadura de grãos na primavera está indo bem até o momento, com plantas já semeadas em 69% da área planejada.

O imposto permanente da Rússia com base em fórmulas sobre as exportações de grãos será lançado em 2 de junho e atualizado semanalmente. A calculadora do ministério para o imposto, que é indicativo a partir de agora, está disponível no site da Rússia.

(Reportagem de Polina Devitt)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário