Produtores de triticale da região de Ponta Grossa atualizam custo de produção
Nesta sexta-feira (25), técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reúnem-se com produtores de triticale da região de Ponta Grossa com o objetivo de atualizar as informações utilizadas na elaboração dos custos de produção da cultura. O encontro acontece de forma virtual, como forma de salvaguardar a saúde da equipe de técnicos, parceiros e informantes envolvidos na atividade.
O trabalho será desenvolvido por meio de painel técnico, com a participação dos agentes que compõem a cadeia produtiva da cultura envolvida. No encontro, serão levantados os coeficientes técnicos e custos de fertilizantes, defensivos, mão de obra, máquinas, entre outros, visando definir os parâmetros, atividades e insumos modais utilizados para estabelecer os custos de produção relativos ao produto.
O custo de produção agrícola é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas, que gera informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado.
Os custos calculados pela Companhia também são utilizados pelo governo federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos, no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), e como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE).
0 comentário
Produção de grãos da China aumenta 1,2% em 2025, atingindo novo recorde
SC: Câmara Setorial de Grãos discute impactos do clima na safra de milho
Em novembro, IBGE prevê safra de 345,9 milhões de toneladas para 2025 e de 335,7 milhões de toneladas para 2026
Conab: Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
Arroz/Cepea: Demanda esboça reação, mas preço segue em queda
Planície Costeira Externa é a primeira região a finalizar semeadura de arroz no Rio Grande do Sul