HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Produção estadual de grãos fecha o ciclo com estimativa de 249 mil toneladas em PE

Publicado em 13/09/2021 15:43 e atualizado em 13/09/2021 17:14

A produção pernambucana de grãos fechou a safra 2020/21 com estimativa de 249,1 mil toneladas, um decréscimo de 20,8% em relação à temporada anterior. A área cultivada foi de aproximadamente 464,6 mil hectares, com produtividade média de 536 quilos por hectare. Os dados são do 12° Levantamento da Safra de Grãos 2020/21, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira (9).

Em relação ao feijão, foram destinados 104,7 mil hectares para o plantio de caupi 2ª safra na mesorregião do sertão (chapada do Araripe e regiões serranas). Porém, os baixos níveis de precipitação durante parte do ciclo ocasionaram redução no potencial produtivo. A produção final ficou em 24,1 mil toneladas, sendo 40% inferior ao resultado de 2019/20.

Para o feijão-comum cores 3ª safra, a destinação de área no estado foi de 76,8 mil hectares. O cultivo, concentrado na região do Agreste, vem apresentando condições satisfatórias. A estimativa de produção é 59,9 mil toneladas, com cerca de 80% da área total já colhida até o fim de agosto.

O milho 3ª safra, por sua vez, é semeado na mesorregião do Agreste, normalmente entre abril e junho. No geral, o comportamento das chuvas tem sido normal, e a cultura se encontra com 20% no estágio de florescimento, 50% em enchimento de grãos e 30% em maturação. Dada a crescente necessidade do produto na região e a consequente valorização do cereal, alguns produtores se organizaram e vêm investindo no amplo emprego de tecnologia nas lavouras, com utilização de variedades híbridas e mais produtivas, além de plantio, tratos culturais e colheita mecanizada.

boletim completo, com o panorama da produção de grãos em Pernambuco e em todo o Brasil, está disponível no site da Conab.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário