HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Embrapa: Cultivares de arroz atendem demandas dos sistemas produtivos gaúchos para safra 2021/2022

Publicado em 17/09/2021 13:17


A Embrapa possui um amplo portfólio de cultivares de arroz irrigado para serem cultivadas em diferentes regiões do RS. Para a safra 2021/2022, disponíveis no mercado, destacam-se as cultivares  BRS Pampa CL e BRS Pampeira, que atendem às principais demandas dos sistemas produtivos realizados no Estado.

A cultivar BRS Pampa CL, desenvolvida para sistema Clearfield, apresenta ciclo precoce, em torno de 118 dias da emergência à maturação, o que possibilita a economia de água durante a sua produção, possui alto potencial produtivo e é menos exigente em nitrogênio, propiciando redução nos custos de sua produção, além de apresentar grãos de excelente qualidade, sendo considerados nobres ou premium para a indústria. A BRS Pampeira possui ciclo mais longo, cerca de 133 dias, maior resistência à brusone, maior potencial produtivo, em torno de 12 toneladas por hectare e elevado padrão de qualidade de grãos.

Etapas de preparação da safra iniciam antes da semeadura

As etapas preparatórias à chegada de qualquer safra se dão muito antes da escolha de cultivares para semeadura. Ariano Martins de Magalhães Jr, pesquisador em melhoramento genético e responsável do Núcleo Temático em Grãos da Embrapa, diz que o produtor faz seu planejamento antecipado com enfoque no sistema de produção da propriedade. 

“É realizado o preparo da área, normalmente utilizando o preparo antecipado de verão ou cultivo mínimo. São feitas também a análise e correção do solo, a limpeza de canais de irrigação, o controle de plantas daninhas (dessecação), a aquisição de insumos (adubos e agroquímicos) para utilização durante as etapas da cultura, e depois então, vem a escolha de sementes certificadas”, explica.

Escolha de cultivares

A escolha das cultivares de arroz irrigado faz parte do planejamento e pressupõe a utilização máxima de seu potencial genético. “As opções devem recair àquelas cultivares que obtiveram produtividade elevada, resistência às doenças, alto rendimento de grãos inteiros, boas características de cocção, grãos de boa apresentação, associado, ainda, à minimização de custos, preservação ambiental e escalonamento da colheita”, destaca. 

Fatores de escolha de cultivares

Ao escolher as cultivares para sua lavoura é preciso levar em conta alguns fatores importantes como a aquisição de semente certificada de boa qualidade, livre de sementes invasoras, principalmente arroz vermelho, ou de mistura com outras cultivares, oriunda de produtores registrados.

“Essa é a estratégia mais segura, pois todo o processo de condução da lavoura estará em risco se a semente não possuir os padrões mínimos de qualidade necessários”, diz.

Um processo criterioso deve ser realizado na escolha das cultivares tais como:

- adaptação regional, principalmente no que se refere às condições climáticas;

- potencial produtivo; 

- ciclo da cultivar;

- características intrínsecas das propriedades rurais: 1) sistema de cultivo predominante; 2) topografia do terreno; 3) tipo e fertilidade do solo; 4) disponibilidade de água para a irrigação;

- demandas de mercado por tipos de grãos (longo-fino, japônico, aromático, etc.);

- incidência de pragas (plantas daninhas, insetos e doenças): 1) infestação por arroz vermelho, buscando cultivares tolerantes a herbicidas do grupo da imidazolinonas – denominado sistema ClearField 

- uso de cultivares de ciclo precoce e superprecoce para disponibilização de água.

Escolhas superam problemas agrícolas

Presença de arroz vermelho na lavoura de arroz: escolha cultivares que apresentem resistência à herbicidas do grupo das imidazolinonas (sistema ClearField - CL) ou cultivares resistentes a outras grupos de herbicidas que estão surgindo como Provisia, ou cultivares adaptadas ao sistema pré-germinado.

Previsões climáticas ideais (temperatura, radiação solar, precipitação pluvial): use o plantio de pelo menos duas cultivares de ciclos diferentes; sendo 60% de cultivares de ciclo médio e 40% de ciclo curto. As proporções devem ser invertidas no caso de atraso na época de semeadura ou na possibilidade de ocorrência de restrições hídricas. Verificar se ano será de La Ninã ou El Nino para tomadas de decisão.

Época de semeadura: no Rio Grande do Sul, é recomendado que a semeadura seja realizada, de acordo com o ciclo das cultivares e da região de cultivo, de modo que a diferenciação do primórdio ocorra até o dia 1° de janeiro ou o mais próximo possível dessa data, para o maior aproveitamento da radiação solar na fase de diferenciação das estruturas reprodutivas das plantas. A época correta de semeadura no Estado pode variar de 21 de setembro a 30 de novembro, conforme o ciclo da cultivar e a região de cultivo, permitindo evitar problemas com baixas temperaturas coincidentes (escapes) com períodos críticos da cultura, como os estádios de diferenciação do primórdio e microsporogênese (floração), respeitando também o zoneamento agroclimático da cultura.

Nível tecnológico:  algumas cultivares respondem bem em adubação e alto nível tecnológico, como é o caso dos híbridos, sendo um fator que deve ser levado em consideração na escolha. Regiões de baixa fertilidade do solo não apresentam muita resposta para produtividade, utilizando-se cultivares menos exigentes a adubação ou mais eficientes na extração dos nutrientes como tem sido observado com trabalhos de fixação biológica de nitrogênio.

Regionalização: embora sejam cultivares lançadas para cultivo no RS, algumas apresentam melhor desempenho em determinadas regiões em função da adaptação àquele ambiente. Em regiões com elevada umidade e altas temperaturas são recomendadas cultivares que apresentem resistência às doenças, como a brusone. 

Acesso a escolha de cultivares de arroz

Existe um grande número de cultivares disponíveis no mercado e recomendadas para cultivo no Rio Grande do Sul. Cada cultivar tem a sua peculiaridade quanto a ciclo (precoce, médio e tardio), teto produtivo, qualidade de grãos (rendimento de inteiros e cocção), resistência às enfermidades, tolerância à estresse abióticos (baixas temperaturas, toxidez por ferro, salinidade, etc), resistência à herbicidas, entre outras características.

As informações sobre características e desempenho das cultivares podem ser acessadas através do site, bem como são encontradas na publicação “Arroz Irrigado: Recomendações Técnicas da Pesquisa para o Sul do Brasil”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário