HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Amendoim – parceria entre pesquisa e extensão promete oferta de mais sementes aos agricultores paulistas

Publicado em 03/11/2021 14:42

“Uma parceria interessante”, essa é a definição de Gerson Casentini Filho, diretor do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, relativa ao acerto entre o pesquisador Ignácio Godoy, do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas e a Fazenda Ataliba Leonel, principal produtora de sementes comercializadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O objeto da parceria é o amendoim, oleaginosa que vem ganhando cada vez mais comércio, tanto em produção para exportação quanto para consumo interno.

Ignácio Godoy já tem quase 20 anos de dedicação à pesquisa voltada ao melhoramento e introdução de novas variedades de amendoim e à produção de sementes nas Estações Experimentais do IAC no Estado de São Paulo. “A Fazenda Ataliba Leonel será mais um destes polos de produção de sementes, porém esse contrato, firmado entre pesquisa e extensão, permitirá  o desenvolvimento de um pacote tecnológico para a produção de sementes orgânicas de amendoim”, afirma Godoy. Para Gerson Casentini, a produção orgânica, que já vem acontecendo com as variedades de milho produzidas, é o principal interesse da CATI/CDRS. “Com essa iniciativa, poderemos a médio e longo prazos passar a oferecer mais uma alternativa, em especial para médios e pequenos produtores, que são nosso principal público comprador”, argumenta Casentini.

Uma área inicial de 6ha já está sendo preparada para o plantio do amendoim em Ataliba Leonel. Localizada no município de Manduri e conhecida como “Fazenda do Estado”, esse é o principal Núcleo de Produção de Sementes (NPS) do DSMM, com área agricultável de cerca de 1.400ha, em geral cultivados com variedades de milho (sementes que são o carro-chefe da CATI/CDRS), girassol, triticale, feijão, além dos cultivos de inverno nabo forrageiro, aveias preta e branca, entre outros. “Os interesses e a procura vão mudando e estamos sempre atentos ao que o produtor quer ou precisa”, explica Casentini.

Por esse e outros motivos, o amendoim foi considerado uma ótima parceria, uma possibilidade de oferecer esta alternativa de grãos de amendoim orgânicos para produção orgânica aos produtores interessados nesta opção de cultivo. Para tal opção será utilizada a variedade IAC-Sempre Verde, que possui grãos menores e é altamente resistente às doenças. Mas outras variedades de sementes não orgânicas também serão produzidas pela Fazenda Ataliba Leonel, como Runner, IAC OL-3, de grãos graúdos, que tem tido bastante procura pelo mercado.

Para Ignácio Godoy, esta parceria promete ser benéfica a ambos os órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pois une pesquisa e extensão em prol do agricultor paulista, com oferta de mais sementes, já que tem havido demanda cada vez maior, tanto do mercado interno quanto para exportação. Para Gerson Casentini, o cultivo de amendoim traz outras vantagens ao produtor. “O amendoim já é utilizado na reforma de áreas de pastagens e/ou cana-de-açúcar, com arrendamento dessas áreas para cultivos comerciais, mas também tem sido cada vez mais cultivado como cultura principal; uma das vantagens é ter boa demanda de mercado e ser mais tolerante às estiagens − como as que vêm ocorrendo com maior frequência − do que a soja, por exemplo”, diz Gerson Casentini.

 O primeiro plantio na Fazenda Ataliba Leonel será feito até o final de novembro e a colheita ocorrerá após em torno de 140 dias, ou seja, lá para março de 2022, quando será possível obter os primeiros resultados a apresentar sobre esta nova opção e oferta de sementes com a garantia de qualidade do Governo do Estado de São Paulo, como todas as que são comercializadas pela CATI/CDRS não só no âmbito paulista, mas também enviadas para outros estados da Federação.

Mais informações sobre o amendoim − como pesquisas, discussões e debates, artigos técnicos, mercado brasileiro e de exportação − podem ser encontrados no site www.infoamendoim.com.br elaborado por pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta)/IAC/SAA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Secretaria de Agricultura de São

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário