Cooperação internacional promove doação de arroz brasileiro para Moçambique e Líbano

Publicado em 10/11/2021 17:34 117 exibições

Um total de 8 mil toneladas de arroz beneficiado será doado pelo governo brasileiro a pessoas em situação de insegurança alimentar nos países de Moçambique e Líbano. As cargas começam a ser transportadas por navio neste mês de novembro, e devem chegar nos portos de destino entre janeiro e fevereiro de 2022.

O produto doado é resultado de uma operação realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que nos meses de abril e maio deste ano promoveu leilões de venda de arroz em casca à granel dos estoques públicos e a compra simultânea do grão beneficiado, que seria destinado à doação para outros países.

O trabalho faz parte de compromisso brasileiro com a Cooperação Internacional, e tem respaldo na lei federal nº 12.429, de 20/06/2011, que determina o auxílio, por parte da Companhia, a partir de demanda do Itamaraty, a famílias que estejam em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio da doação de alimentos oriundos dos seus estoques públicos.

De acordo com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), que coordena a ação, os embarques ocorrem a partir do porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Os primeiros dois lotes, com mil toneladas cada, para o Líbano, foram embarcados no navio no dia 9/11 e saíram para o destino nesta quarta-feira (10). Os outros dois lotes de mil toneladas para este país já estão sendo estufados em contêineres,  com previsão de saída nos dias 14 e 20/11, respectivamente. Quanto à Moçambique, os quatro lotes começam a ser enviados em 27/11 e seguem durante o mês de dezembro.

A empresa contratada para fazer a logística foi a Bolloré Logistícs. Os navios que levarão o arroz, contratado pela Bolloré, são da MSC Mediterranean Shipping do Brasil Ltda. As cargas serão entregues nos portos de Beirute e de Maputo, respectivamente.

Além da cooperação internacional, a Conab segue com a ação regular de distribuição de alimentos em todo o Brasil. Até o início de novembro, foram entregues 1.696.668 unidades de cestas básicas a comunidades em situação de insegurança alimentar no país.

Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário