Em 2021, agronegócio respondeu por 77,1% do total das exportações goianas

Publicado em 07/01/2022 17:47
Vendas externas do setor primário cresceram 12,7% em relação ao ano anterior. Complexo soja foi o produtor mais comercializado

Com US$ 7,2 bilhões em vendas externas, o agronegócio foi responsável por 77,1% das exportações de Goiás em 2021. Comparados com os resultados de 2020, os números apontam que o comércio do setor agropecuário goiano com outros países cresceu 12,7% (em Valor FOB) no ano passado. Os dados divulgados nesta sexta-feira (7/1) pelo Ministério da Economia foram analisados pela Gerência de Inteligência de Mercado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Nos últimos 12 meses, os produtos mais comercializados por produtores e empresas goianas foram (em Valor FOB): complexo soja (59,8%); carnes (25,2%); complexo sucroalcooleiro (5,3%); cereais, farinhas e preparações (3,2%); couros, produtos de couro e peleteria (2,6%); demais produtos de origem animal (1,3%); fibras e produtos têxteis (1,0%); produtos hortícolas, leguminosas, raízes e tubérculos (0,5%); café (0,3%); e outros (0,8%).

No setor do agronegócio, Goiás manteve parcerias comerciais com 156 países no ano passado. A China liderou a lista de principais compradores de produtos goianos (50,3%). Entre os 15 maiores, estiveram também Tailândia, Holanda, Estados Unidos, Indonésia, Irã, Hong Kong, Japão, Bangladesh, Itália, Índia, Espanha, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Egito.

“Os resultados das exportações demonstram o alto nível de profissionalização do agro em Goiás. Vendemos para o mundo inteiro, e cada vez mais, o que comprova a qualidade dos nossos produtos. Em 2022, vamos seguir trabalhando para abrir novos mercados e atingir patamares ainda mais expressivos nas exportações”, afirma o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. Ele lembra que as vendas externas são importantes para trazer novos recursos, gerando emprego e riqueza para o Estado como um todo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. de Agricultura de GO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário