HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Irga divulga novo levantamento da colheita

Publicado em 28/03/2022 11:26

Nesta semana, o levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz sobre a evolução da colheita no Estado aponta para 439.087 hectares colhidos, o que representa 45,87% da área total semeada (957.185 ha). A produtividade média da safra 2021/2022 está em 8.476 quilos por hectares no RS.

Duas das seis regionais arrozeiras já ultrapassaram os 50% de área colhida. A Fronteira Oeste é a mais adiantada, com 180.795 hectares, o que representa 63,51% da área total semeada. E a Planície Costeira Externa registra até o momento 57.734 ha (53,94%).

Os dados foram tabulados pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural, a partir de informações das equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do instituto junto aos produtores e atualizadas por meio da plataforma “Safras Irga”.

As áreas consolidadas como perdidas em virtude da estiagem não estão sendo contabilizadas, assim como as afetadas pelo granizo.

colheita do arroz irga 2

Além disso, os períodos prolongados de altas temperaturas no estádio reprodutivo da cultura também estão trazendo perdas de produtividade e afetando a qualidade do grão. Essas perdas serão computadas de forma consolidada no final da apuração.

Do total semeado na Fronteira Oeste, a área perdida por falta de água está estimada em 32.500 ha. As cidades mais afetadas são Maçambará, Itaqui, Uruguaiana, Alegrete e São Borja.

Na Região Central, 3.850 ha foram perdidos com a estiagem, principalmente nos municípios dos Núcleos do Irga de Cachoeira do Sul, São Sepé, Candelária, Agudo e Restinga Seca.

A região da Campanha contabiliza 2.300 hectares de lavoura de arroz perdidas devido ao prolongado período de estiagem. As cidades mais afetadas da regional são Cacequi, Santana do Livramento e São Gabriel. Os demais municípios tiveram perdas inferiores a 2% da área semeada.

colheita do arroz irga
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Irga

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário