Condições de safras de cereais da França têm piora acentuada conforme seca aumenta

Publicado em 13/05/2022 08:58

Logotipo Reuters

PARIS (Reuters) – As condições das safras francesas de trigo e cevada caíram acentuadamente na semana passada, com a persistência do clima seco no maior país produtor de grãos da União Europeia, mostraram dados do escritório agrícola FranceAgriMer nesta sexta-feira.

Estima-se que 82% das safras de trigo mole da França estavam em boas ou excelentes condições na semana até 9 de maio, abaixo dos 89% da semana anterior, disse a FranceAgriMer em um relatório.

Isso assinalou o segundo declínio semanal consecutivo na condição da safra, após uma queda de dois pontos na semana anterior. A pontuação mais recente ficou, no entanto, acima dos 79% registrados um ano antes.

Observadores das safras alertaram que os cereais podem começar a perder o potencial de rendimento, com um período quente e seco nesta semana que deve aumentar a pressão sobre as plantas, antes do possível retorno das chuvas na próxima semana.

Autoridades da FranceAgriMer disseram no início desta semana que as colheitas estavam sofrendo principalmente no sudeste e em zonas com solos leves, embora as chuvas nos próximos dias possam evitar danos generalizados aos cereais.

“Estamos chegando a um ponto de inflexão para alguns tipos de solo”, disse a repórteres Catherine Cauchard, chefe do serviço de monitoramento de safras da FranceAgriMer. “Os agricultores estão esperando chuva para que o potencial de rendimento possa ser mantido”.

A seca na França aumentou a tensão nos mercados de grãos, que estão enfrentando interrupções no fornecimento ucraniano como resultado da guerra e das más condições climáticas em outros grandes países produtores, como Estados Unidos e Índia.

As condições da cevada francesa e do trigo duro também caíram acentuadamente na semana passada, com a cevada da primavera semeada no final do inverno mostrando o declínio mais acentuado, mostraram os dados da FranceAgriMer.

(Por Gus Trompiz)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário