Porto romeno corre contra o tempo para levar grãos ucranianos aos mercados globais

Publicado em 13/05/2022 16:02

Logotipo Reuters

Por Luiza Ilie

CONSTANÇA, Romênia (Reuters) – Pressionada ao serviço de emergência pelo bloqueio dos portos marítimos da Ucrânia por invasores russos, a vizinha Romênia está correndo contra o tempo para levar os grãos ucranianos para os mercados globais antes que a próxima colheita desencadeie gargalos logísticos e problemas de armazenagem.

A Ucrânia, o quarto maior exportador de grãos do mundo, foi forçada pela invasão da Rússia a redirecionar os embarques de trem através de sua fronteira ocidental para a vizinha Polônia, Eslováquia e Romênia, ou em barcaças através de seus pequenos portos no rio Danúbio.

Mas a Ucrânia precisa movimentar 20 milhões de toneladas de grãos antes da nova colheita em menos de três meses para evitar gargalos e uma crise alimentar global.

A comissária europeia de transportes, Adina Valean, chamou o desafio de “gigantesco” e disse na quinta-feira que a Comissão Europeia trabalhará com os governos da UE para estabelecer novas rotas de transporte eficazes para os grãos ucranianos.

A escala do desafio entra em foco no principal porto da Romênia no Mar Negro, Constança, onde apenas cerca de 1% da meta da UE, ou cerca de 240 mil toneladas de grãos ucranianos até agora, passou, disse o gerente Florin Goidea à Reuters.

“Estamos em condições de lidar com esses produtos com grande esforço”, disse o presidente da operadora Comvex, Viorel Panait, à Reuters. “Mas esses esforços são insuficientes para compensar as rotas de trânsito do dia para noite para volumes tão importantes. Mais equipamentos são claramente necessários”.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário