Queda na tarifa de importação de arroz desestimula produtor no Brasil, diz setor

Publicado em 26/05/2022 11:30

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A redução de mais de 10% na alíquota de importação da Tarifa Externa Comum (TEC) incidente sobre o arroz, definida nesta semana pelo governo federal, deve desestimular a cadeia produtiva da cultura, disseram entidades do setor em nota conjunta nesta quarta-feira.

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e o Sindicato da Indústria de Arroz de Pelotas (Sindapel), que representam agricultores do maior Estado produtor no país, "registraram estranhamento, surpresa e absoluto descontentamento com a decisão adotada".

"(A medida) possui o condão de desestimular a cadeia produtiva do arroz no Estado do Rio Grande do Sul, além de potencializar, a médio prazo, o aumento do custo ao consumidor, face à diminuição da oferta nacional e a dependência de importação do cereal para abastecimento interno", disseram as entidades.

Elas ressaltaram que o objetivo do governo era contribuir para a redução de custos de importados, mas o arroz não está entre os itens que impulsionam a inflação.

"O arroz não vem se revelando produto apto a contribuir com o aumento do processo inflacionário... sendo, inclusive, produto da cadeia alimentar que vem demonstrando deflação nos últimos meses", disseram as entidades.

A redução da TEC foi aplicada por meio do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), com vigência até 31 de dezembro de 2023.

(Por Nayara Figueiredo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário