Exportações de grãos da Ucrânia caíram 40% até agora em junho, diz ministério

Publicado em 15/06/2022 12:02

Logotipo Reuters

As exportações de grãos da Ucrânia caíram cerca de 40% na primeira quinzena de junho em comparação com o mesmo período de 2021, para 613.000 toneladas, mostraram dados do Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.

Os volumes incluíram 553.000 toneladas de milho, 42.000 toneladas de trigo e 15.000 toneladas de cevada, mostraram os dados.

A Ucrânia exportava até 6 milhões de toneladas de grãos por mês antes de a Rússia lançar sua invasão em 24 de fevereiro. Moscou chama sua ação de operação militar especial.

Desde então, os volumes caíram para cerca de 1 milhão de toneladas, já que a Ucrânia, que costumava exportar a maior parte de seus produtos por meio de portos marítimos, foi forçada a transportar grãos de trem pela fronteira ocidental ou pelos pequenos portos do rio Danúbio.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse este mês que milhões de pessoas podem passar fome por causa do bloqueio da Rússia aos portos do Mar Negro da Ucrânia.

(Por Pavel Polityuk)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário