Putin minimiza bloqueio de grãos na Ucrânia e nega culpa à Rússia

Publicado em 01/07/2022 09:23

Logotipo Reuters

(Reuters) – O presidente russo, Vladimir Putin, negou nesta quinta-feira que Moscou esteja bloqueando as exportações de grãos ucranianos e questionou o impacto da falta de produtos agrícolas da Ucrânia no mercado mundial de alimentos.

“Nós não impedimos a exportação de grãos ucranianos. Os militares ucranianos minaram as proximidades de seus portos, ninguém os impede de limpar essas minas e garantimos a segurança do transporte de grãos para fora de lá”, disse ele ao lado do presidente da Indonésia, Joko Widodo.

Putin repetiu a afirmação russa de que as sanções ocidentais são as culpadas pelos problemas no mercado global de alimentos e pelo aumento dos preços.

As Nações Unidas disseram que o mundo está enfrentando uma “crise de fome sem precedentes” devido à queda nas exportações de grãos como resultado do conflito na Ucrânia, e que garantir que a Ucrânia possa exportar produtos agrícolas é fundamental para resolver o problema.

Mas Putin minimizou o impacto da Ucrânia no mercado global, dizendo que havia apenas 5 milhões de toneladas de trigo atualmente presas no país.

“Esta é uma quantidade que não afeta os mercados mundiais de forma alguma”, acrescentou, dizendo que representa apenas 0,5% da produção global.

A ONU estimou no início de maio que 22 milhões de toneladas de grãos estavam presos na Ucrânia.

(Reportagem da Reuters)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário