Turquia diz que reunião sobre corredor de grãos da Ucrânia nesta semana é "provável"
![]()
(Reuters) – Autoridades da Rússia, Ucrânia, Turquia e das Nações Unidas provavelmente se reunirão esta semana para discutir a retomada das exportações de grãos da Ucrânia no Mar Negro, disse Ancara nesta segunda-feira, enquanto uma autoridade turca disse que “pequenos problemas” remanescentes devem ser superados.
A invasão da Ucrânia pela Rússia –dois grandes fornecedores globais de trigo– elevou os preços dos grãos e outros produtos alimentícios. O conflito paralisou as exportações de Kiev, deixando dezenas de navios parados e cerca de 20 milhões de toneladas de grãos presas em silos em Odesa.
Na semana passada, o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, disse que Rússia, Ucrânia, Turquia e ONU assinariam um acordo nesta semana sobre o corredor de exportação de grãos após negociações em Istambul. Mas o chefe da ONU, Antonio Guterres, alertou que ainda há “um longo caminho a percorrer” antes que haja negociações de paz para acabar com a guerra.
“Foi alcançado um acordo sobre um plano, princípios gerais para o transporte de grãos e produtos alimentícios… Uma reunião sobre isso na semana é provável”, disse Akar nesta segunda-feira.
O ministro disse que questões técnicas como a formação de um centro de monitoramento em Istambul, identificação de rotas seguras e postos de controle nas saídas e entradas do porto estavam na agenda.
Separadamente, um alto funcionário turco disse que havia uma alta probabilidade de o quarteto assinar um acordo nesta semana.
“No entanto, existem alguns pequenos problemas. As negociações continuam para superá-los”, disse o funcionário.
(Reportagem de Tuvan Gumrukcu, Yesim Dikmen e Orhan Coskun)
0 comentário
Feijão/Cepea: Demanda fraca pressiona cotações
Arroz/Cepea: Preços seguem firmes com oferta limitada e demanda aquecida
Frísia apresenta feijão-mungo como alternativa para a segunda safra no Tocantins
Ucrânia planeja aumento de 4,2% na área plantada com grãos de primavera em 2026
Canola ganha espaço e avança como cultivo estratégico no Brasil
Conab: Safra de Grãos está estimada em 353,4 milhões de toneladas no ciclo 2025/26