Ucrânia tem cerca de US$ 10 bilhões em grãos disponíveis para venda, diz Zelenskiy

Publicado em 25/07/2022 08:34

Logotipo Reuters

(Reuters) - A Ucrânia tem cerca de 10 bilhões de dólares em grãos disponíveis para venda após um acordo com a Rússia para desbloquear fornecimentos e também terá a chance de vender a safra atual, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy nesta sexta-feira.

“Esta é outra demonstração de que a Ucrânia pode resistir à guerra”, disse, em um discurso tarde da noite.

A Rússia e a Ucrânia fecharam um acordo na sexta-feira para reabrir os portos da parte ucraniana do Mar Negro para a exportação de grãos, o que aumenta a esperança de que uma crise alimentícia internacional agravada pela invasão da Rússia possa ser aliviada.

“Aproximadamente 20 milhões de toneladas de grãos da safra do ano passado serão exportadas. Também haverá a chance de vender a safra deste ano… no momento temos cerca de 10 bilhões de dólares em grãos disponíveis”, disse Zelenskiy.

O acordo, mediado pela ONU e pela Turquia, foi uma chance de impedir uma catástrofe alimentícia global que poderia causar o caos em muitos países, afirmou.

“Pode haver provocações por parte da Rússia, tentativa de desacreditar a Ucrânia e os esforços internacionais”, disse Zelenskiy. “Mas confiamos na ONU”.

(Reportagem de David Ljunggren)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário