Ministério russo diz que centro de coordenação para exportação de grãos começou a operar em Istambul

Publicado em 26/07/2022 10:46

Logotipo Reuters

O Centro Conjunto de Coordenação (JCC, na sigla em inglês), organizado como parte de um acordo para retomar as exportações de grãos da Ucrânia, começou a trabalhar em Istambul, afirmou o Ministério da Defesa da Rússia nesta terça-feira.

A delegação russa enviada ao Centro chegará à Turquia nesta terça-feira e começará a trabalhar dentro do formato em quatro frentes, ao lado de Turquia, Ucrânia e Organização das Nações Unidas (ONU), disse o ministério, em um comunicado publicado nas redes sociais.

Rússia e Ucrânia assinaram um acordo importante na última sexta-feira, mediado por Ancara e pela ONU, para desbloquear as exportações de grãos dos portos da Ucrânia no Mar Negro, aliviando a crise alimentar internacional.

O acordo foi quase imediatamente colocado em risco, após a Rússia disparar mísseis contra o porto de Odessa, o maior da Ucrânia, na manhã de sábado, apenas 12 horas depois da cerimônia de assinatura em Istambul.

Mas tanto Moscou quanto Kiev disseram que tentarão avançar com o acordo --o primeiro grande avanço diplomático no conflito iniciado pela invasão da Ucrânia pela Rússia que agora está em seu sexto mês.

Ucrânia e Rússia representavam cerca de um terço das exportações globais de trigo antes da invasão da Rússia em 24 de fevereiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário