Comerciante de grãos ADM prevê fortes lucros enquanto oferta se mantém apertada

Publicado em 27/07/2022 09:22

Logotipo Reuters

Por Tom Polansek e Rithika Krishna

(Reuters) – A oferta global apertada de grãos deve manter fortes os lucros da comerciante Archer-Daniels-Midland pelo resto do ano, disseram executivos nesta terça-feira, com os embarques da Ucrânia provavelmente recomeçando lentamente.

As ações subiram 5% para o maior nível em mais de um mês depois que a empresa divulgou um aumento de 74% nos lucros do segundo trimestre.

Intermediários da cadeia de suprimentos, como a ADM, têm visto uma demanda robusta por safras que vendem ao redor do mundo desde a invasão russa no final de fevereiro contra a Ucrânia, grande exportadora de milho e trigo, onde a ADM opera um terminal de exportação.

Rússia, Ucrânia, a integrante da Otan Turquia e as Nações Unidas assinaram um acordo para desbloquear as exportações de grãos ucranianos do Mar Negro na sexta-feira.

No entanto, levará tempo para que grandes volumes deixem o país, disse o presidente-executivo da ADM, Juan Luciano, em uma teleconferência. Os transportadores enfrentam problemas com a obtenção de combustível, trabalhadores, seguro e financiamento, disse ele.

“Vai levar um pouco de tempo para a retomada da confiança de que isso funciona, antes que você possa montar os barcos maiores.”

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que cerca de 10 bilhões de dólares em grãos estarão disponíveis para venda, com cerca de 20 milhões de toneladas da safra do ano passado disponíveis para embarques.

Luciano disse que espera ver as exportações ucranianas de 20 milhões a 30 milhões de toneladas de grãos presos no país crescendo nos próximos dois a três meses.

“Se não tivermos acesso a esses estoques”, disse ele, “no ano que vem podemos ter um problema de disponibilidade de alimentos porque perderemos parte da safra.”

RESULTADOS

A trading global de grãos ADM reportou um aumento de 74% no lucro do segundo trimestre nesta terça-feira, beneficiando-se da alta demanda por grãos e oferta mais apertada após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A guerra exacerbou as já escassas reservas de grãos e oleaginosas após as safras reduzidas pelo clima na América do Sul e em outras áreas de produção importantes.

O lucro operacional ajustado na unidade principal de serviços agrícolas e oleaginosas da ADM subiu para 1,12 bilhão de dólares, de 570 milhões de dólares no ano passado.

Os resultados da unidade da América do Norte caíram em relação ao ano passado, embora a ADM tenha dito que os volumes de exportação foram fortes. Os resultados sul-americanos foram superiores.

“O comércio global teve um trimestre excelente”, disse a empresa.

A ADM previu que o fornecimento global de alimentos básicos permanecerá apertado por pelo menos dois anos em meio a interrupções no transporte da guerra.

O lucro líquido trimestral atribuível à ADM foi de 1,24 bilhão de dólares, ou 2,18 dólares por ação, nos três meses encerrados em 30 de junho, em comparação com 712 milhões de dólares, ou 1,26 dólar por ação, um ano antes.

(Por Rithika Krishna em Bangalore e Tom Polansek em Chicago)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário