Equipe de inspeção embarca no primeiro navio de grãos da Ucrânia na costa turca

Publicado em 03/08/2022 09:04

Logotipo Reuters

ISTAMBUL (Reuters) - Uma equipe de inspetores embarcou no primeiro navio de transporte de grãos a deixar os portos ucranianos em tempos de guerra nesta quarta-feira, antes de a embarcação seguir para seu destino final no Líbano sob um acordo mediado pela ONU que visa aliviar uma crise alimentar global.

O navio Razoni partiu do porto ucraniano de Odessa, no Mar Negro, na segunda-feira, carregando 26.527 toneladas de milho para Trípoli, no Líbano. Ele ancorou na entrada do Bósforo na noite de terça-feira.

A viagem foi possível depois que Ancara e as Nações Unidas intermediaram um acordo de exportação de grãos e fertilizantes entre Moscou e Kiev no mês passado --um raro avanço diplomático em uma prolongada guerra de atrito.

Dois barcos transportando pessoal de inspeção deixaram um pequeno porto de pesca em Rumeli Feneri, em Istambul, em direção ao navio.

A inspeção por russos, ucranianos, turcos e funcionários da ONU que trabalham em um Centro de Coordenação Conjunta (JCC) nas proximidades de Istambul deve ser concluída nesta quarta-feira. Não ficou claro quando o navio partiria para completar a viagem.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que mais movimentos de saída da Ucrânia estavam sendo planejados na quarta-feira, acrescentando que cerca de 27 navios estão cobertos pelo acordo de exportação.

(Por Umit Bektas e Bulent Usta)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário