Zelenskiy minimiza primeiro embarque de grãos e cita economia ucraniana "em coma"

Publicado em 03/08/2022 10:09

Logotipo Reuters

O presidente da Ucrânia, Volodymr Zelenskiy, minimizou a importância do primeiro carregamento de exportação de grãos de seu país desde a invasão russa, dizendo que o país estava transportando uma fração da safra que Kiev tem que vender para ajudar a salvar sua economia abalada pela guerra.

Os comentários pessimistas, via vídeo para estudantes na Austrália nesta quarta-feira, ocorreram quando uma inspeção do navio foi concluída na Turquia antes de continuar para seu destino final no Líbano sob um acordo destinado a aliviar uma crise alimentar global.

O navio, Razoni, partiu do porto ucraniano de Odessa, no Mar Negro, na segunda-feira, carregando 26.527 toneladas de milho para Trípoli, no Líbano, após acordo de exportação de grãos e fertilizantes mediado pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre Moscou e Kiev no mês passado --um raro avanço diplomático em uma guerra prolongada.

Mas Zelenskiy, falando por meio de um intérprete, disse que é necessário mais tempo para ver se outros embarques de grãos acontecerão.

"Recentemente, graças à parceria da ONU com a Turquia, tivemos um primeiro navio com entrega de grãos, mas ainda não é nada. Mas esperamos que seja uma tendência que continue", declarou aos alunos.

Segundo ele, a Ucrânia tinha que exportar um mínimo de 10 milhões de toneladas de grãos para ajudar urgentemente a reduzir seu déficit orçamentário, que está em 5 bilhões de dólares por mês.

Uma autoridade turca de alto escalão disse que três navios podem deixar os portos ucranianos diariamente após a partida do Razoni, enquanto o ministro da Infraestrutura da Ucrânia afirmou que mais 17 navios foram carregados com produtos agrícolas e estavam esperando para zarpar.

Conhecida como celeiro da Europa, a Ucrânia espera exportar 20 milhões de toneladas de grãos mantidos em silos e 40 milhões de toneladas da colheita em andamento, inicialmente de Odessa e das proximidades de Pivdennyi e Chornomorsk.

"A guerra... está quase matando a economia. Está em coma", acrescentou Zelenskiy. "O bloqueio dos portos pela Rússia é uma grande perda para a economia."

Zelenskiy alertou repetidamente que Moscou pode tentar obstruir as exportações, apesar de ter assinado o acordo do mês passado.

A Rússia, que bloqueou os portos da Ucrânia depois de iniciar em 24 de fevereiro o que chamou de "uma operação militar especial", disse que quer ver mais ações para facilitar as exportações de seus próprios grãos e fertilizantes. Mas saudou a saída do primeiro navio de grãos da Ucrânia como positiva.

A Rússia nega responsabilidade pela crise alimentar, dizendo que as sanções do Ocidente, que considera a guerra como uma apropriação de território ucraniano por Moscou não provocada ao estilo imperialista, desaceleraram suas exportações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário