Rússia planeja cota de exportação de grãos em 25,5 mi t entre fevereiro e junho
![]()
MOSCOU (Reuters) – O Ministério da Agricultura da Rússia propôs estabelecer a cota de exportação de grãos do país em 25,5 milhões de toneladas para o período de meados de fevereiro até o final de junho, disse o ministro Dmitry Patrushev, nesta quarta-feira.
O tamanho da cota é igual ao proposto pela União dos Exportadores de Grãos da Rússia no início de outubro, quando disse que tais exportações não seriam de natureza restritiva e seriam “uma opção de compromisso”.
“Quanto à cota, que tradicionalmente estabelecemos em fevereiro para a segunda metade da temporada, certamente expandiremos a janela de exportação”, disse Patrushev em comunicado.
“Preliminarmente, planejamos que seu tamanho seja de 25 milhões de toneladas sem a discriminação por cereais individuais. Além disso, outras 500 mil toneladas serão destinadas à exportação das regiões do extremo oriente”, acrescentou.
A Rússia está a caminho de colher uma safra recorde de grãos de 150 milhões de toneladas, incluindo 100 milhões de toneladas de trigo, em 2022, segundo a previsão do presidente Vladimir Putin.
Patrushev acrescentou que o ministério já comprou 900 mil toneladas de grãos do mercado doméstico para o estoque estatal nesta temporada. Ele espera que as compras totais desta temporada cheguem a 3 milhões de toneladas.
(Por Polina Devitt)
0 comentário
Anec vê aumento nas exportações de soja do Brasil em agosto e recuo para o milho
Arroz/Cepea: Oferta restrita eleva média ao maior patamar em 11 meses
Feijão e legumes puxam alta de alimentos essenciais em junho no Brasil, aponta estudo
Feijão/Cepea: Maior oferta pressiona carioca; preto segue mais estável
Mercado de defensivos para arroz irrigado movimenta US$ 262 milhões, com ligeira queda frente à safra anterior
Arroz/Cepea: Oferta restrita sustenta altas, mas chuvas limitam negociações