Exportações de grãos da Ucrânia caem 30,6% para 15,1 mi t no acumulado de 2022/23
![]()
KIEV (Reuters) – A Ucrânia exportou cerca de 15,1 milhões de toneladas de grãos até agora na safra 2022/23, uma queda de 30,6% em relação ao mesmo estágio da temporada anterior, mostraram dados do Ministério da Agricultura nesta segunda-feira.
Dados do ministério mostraram que as exportações até agora na temporada 2022/23 (julho a junho) incluíram 5,7 milhões de toneladas de trigo, 8,1 milhões de toneladas de milho e 1,2 milhão de toneladas de cevada.
O governo disse que a Ucrânia pode colher entre 50 milhões e 52 milhões de toneladas de grãos este ano, abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas em 2021 devido à perda de terras para as forças russas e menores rendimentos.
As exportações de grãos caíram desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro e fechou os portos de seu vizinho no Mar Negro, elevando os preços globais dos alimentos e provocando temores de escassez na África e no Oriente Médio.
Três portos do Mar Negro foram desbloqueados no final de julho sob um acordo entre Moscou e Kiev que foi intermediado pela ONU e a Turquia.
(Por Pavel Polityuk)
0 comentário
Arroz/Cepea: Amplo excedente mantém pressão sobre cotações
Feijão/Cepea: Menor oferta eleva preços; destaque vai para o carioca
Sorgo avança no calendário agrícola e pode ser destaque da safrinha, revela levantamento da Conab
Produção de grãos e área plantada da safra 2025/26 mantém perspectiva de novos recordes
Setor orizícola solicita apoio do Governo de SC para evitar colapso da cadeia produtiva de arroz
Safra de grãos deve bater novo recorde de área plantada, mas produção pode variar entre regiões