Levantamento da DATAGRO mostra bom ritmo de plantio da safra brasileira de soja e milho na última semana
Levantamento da DATAGRO realizado até o dia 11 de novembro mostra que o plantio da soja no Brasil chegou a 72,7% da área projetada para a safra 2022/23, avanço semanal de 12,8 pontos percentuais, acima dos 9,9 p.p. observados no mesmo período do ano passado e da média dos últimos cinco anos de 11,7 p.p.
Mesmo assim, o fluxo segue aquém dos 81,9% da mesma época de 2021, porém, acima dos 67,3% da média plurianual. Destaque para o Mato Grosso, maior produtor nacional da oleaginosa, cuja semeadura atingiu 98,4%.
“O bom andamento aconteceu pela manutenção de clima predominantemente favorável, com chuvas combinadas a período de sol”, comenta Flávio Roberto de França Junior, economista e líder de pesquisa da DATAGRO Grãos.
O plantio do milho de verão no Centro-Sul do Brasil também foi bastante acelerado na semana encerrada em 11 de novembro. A análise da DATAGRO mostra que os trabalhos alcançaram 81,5% da área estimada para a região, avanço semanal de 13,2 p.p., bem superior aos 2,1 p.p. do ano passado e dos 8,0 p.p. da média de cinco anos. Destaque para o Paraná, onde a semeadura atingiu 99,0%.
A despeito do bom ritmo, continua muito abaixo dos 94,1% de 2021, mas acima dos 80,7% da média normal. “O quadro geral da safra também segue favorável”, diz França Junior.
0 comentário
Arroz/Cepea: Amplo excedente mantém pressão sobre cotações
Feijão/Cepea: Menor oferta eleva preços; destaque vai para o carioca
Sorgo avança no calendário agrícola e pode ser destaque da safrinha, revela levantamento da Conab
Produção de grãos e área plantada da safra 2025/26 mantém perspectiva de novos recordes
Setor orizícola solicita apoio do Governo de SC para evitar colapso da cadeia produtiva de arroz
Safra de grãos deve bater novo recorde de área plantada, mas produção pode variar entre regiões