Colheitas de trigo e canola do Canadá ficam menores do que o esperado devido à seca
![]()
Por Rod Nickel
WINNIPEG, Manitoba – As colheitas de trigo e canola do Canadá foram menores do que o esperado devido às condições de seca em partes das pradarias na região oeste, mas ainda assim superaram o ano passado, mostrou um relatório do governo nesta sexta-feira.
A guerra na Ucrânia restringiu a oferta global de trigo e óleo vegetal, dos quais o Canadá é um grande produtor. As condições de seca na Argentina aumentaram ainda mais as preocupações com a segurança alimentar.
O Canadá, no entanto, produziu sua terceira maior safra de trigo de todos os tempos, recuperando-se da severa seca do ano passado.
O Statistics Canada estimou a produção total de trigo em 33,8 milhões de toneladas, abaixo da estimativa de setembro de 34,7 milhões, mas ainda 52% acima do ano passado.
A estimativa ficou 1 milhão de toneladas abaixo da expectativa média da indústria, de 34,8 milhões de toneladas.
A StatsCan realizou uma pesquisa com agricultores em novembro para produzir suas estimativas, mas usou imagens de satélite para o relatório de setembro.
“A StatsCan está reconhecendo condições de umidade mais pobres, aquela seca de final de temporada que afetou o sul de Saskatchewan e o sul de Alberta”, disse Ed Broschinski, analista de commodities da MarketSense.
A produção de trigo de primavera totalizou 25,7 milhões de toneladas, abaixo da estimativa de setembro de 26,1 milhões. A colheita do cereal do tipo duro, o trigo usado para fazer macarrão, foi de 5,4 milhões de toneladas, abaixo da estimativa anterior da StatsCan de 6,1 milhões.
Dada a grande oferta de trigo da Rússia e da Austrália, o rebaixamento da safra de trigo do Canadá pode ser apenas um leve suporte para os preços, disse Broschinski.
0 comentário
Arroz/Cepea: Amplo excedente mantém pressão sobre cotações
Feijão/Cepea: Menor oferta eleva preços; destaque vai para o carioca
Sorgo avança no calendário agrícola e pode ser destaque da safrinha, revela levantamento da Conab
Produção de grãos e área plantada da safra 2025/26 mantém perspectiva de novos recordes
Setor orizícola solicita apoio do Governo de SC para evitar colapso da cadeia produtiva de arroz
Safra de grãos deve bater novo recorde de área plantada, mas produção pode variar entre regiões