Colheita de grãos da Ucrânia está 93% concluída e confirma queda na safra, diz governo
![]()
KYIV (Reuters) – Agricultores ucranianos colheram 49,5 milhões de toneladas de grãos em 93% da área projetada para a safra 2022, informou o Ministério da Agricultura na sexta-feira.
O ministério disse em um comunicado que os agricultores colheram 10,7 milhões de hectares de plantações, com o rendimento médio de 4,64 toneladas por hectare.
Ele disse que os agricultores concluíram as colheitas de trigo e cevada de 2022, obtendo 20,2 milhões e 5,8 milhões de toneladas, respectivamente.
O volume total incluiu ainda 22,1 milhões de toneladas de milho, colhido em 81% da área prevista com produtividade de 6,48 toneladas por hectare.
Em 2021, a Ucrânia colheu 32,2 milhões de toneladas de trigo e 9,4 milhões de toneladas de cevada. O ministério disse que uma queda na produção em 2022 foi causada por hostilidades nas regiões leste, norte e sul do país.
A Ucrânia semeou mais de 6 milhões de hectares de trigo de inverno para a safra de 2022, mas uma grande área foi ocupada após a invasão da Rússia e apenas 4,9 milhões de hectares foram colhidos em território controlado pela Ucrânia.
O ministério disse que os agricultores também colheram 10,5 milhões de toneladas de sementes de girassol em 99% da área plantada e 9 milhões de toneladas de beterraba sacarina em 99% da área.
O governo disse que a Ucrânia pode colher cerca de 51 milhões de toneladas de grãos este ano, abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas em 2021, devido à perda de terras para as forças russas e aos rendimentos mais baixos.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
Arroz/Cepea: Amplo excedente mantém pressão sobre cotações
Feijão/Cepea: Menor oferta eleva preços; destaque vai para o carioca
Sorgo avança no calendário agrícola e pode ser destaque da safrinha, revela levantamento da Conab
Produção de grãos e área plantada da safra 2025/26 mantém perspectiva de novos recordes
Setor orizícola solicita apoio do Governo de SC para evitar colapso da cadeia produtiva de arroz
Safra de grãos deve bater novo recorde de área plantada, mas produção pode variar entre regiões