Exportações de grãos da Ucrânia ultrapassam 5 mi t em março, diz governo

Publicado em 29/03/2023 11:53

Logotipo Reuters

KIEV (Reuters) - As exportações de grãos da Ucrânia atingiram 5,1 milhões de toneladas até agora em março, em comparação com 1,4 milhão de toneladas em março de 2022, mostraram dados do Ministério da Agricultura na quarta-feira.

 

 

Os portos ucranianos do Mar Negro, principais rotas de exportação de grãos, foram bloqueados após a invasão russa em fevereiro de 2022, causando uma queda acentuada nos embarques que estavam disponíveis apenas através de pequenos portos fluviais do Danúbio ou via fronteira ocidental.

O ministério disse que as exportações totais de grãos da Ucrânia caíram 16,7%, para 37,4 milhões de toneladas até agora na temporada 2022/23 (julho a junho), em relação ao mesmo período em 2021/22.

O volume até agora na atual temporada incluiu cerca de 12,8 milhões de toneladas de trigo, 22 milhões de toneladas de milho e 2,27 milhões de toneladas de cevada.

Depois de um bloqueio de quase seis meses causado pela invasão da Rússia, três portos ucranianos no Mar Negro foram liberados no final de julho sob um acordo entre Moscou e Kiev mediado pelas Nações Unidas e a Turquia.

Grande produtora e exportadora de grãos, a Ucrânia deve ter registrado uma queda na produção de grãos para cerca de 53 milhões de toneladas no ano civil de 2022, de um recorde de 86 milhões de toneladas em 2021.

As autoridades atribuíram a queda às hostilidades nas regiões leste, norte e sul do país.

O governo disse que a Ucrânia pode colher 44,3 milhões de toneladas de grãos, incluindo 16,6 milhões de toneladas de trigo, em 2023.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário