Erdogan diz que acordo de grãos do Mar Negro foi prorrogado por dois meses
![]()
ISTAMBUL (Reuters) - O acordo para exportação de grãos ucranianos a partir de portos no Mar Negro foi prorrogado por mais dois meses, disse o presidente turco, Tayyip Erdogan, nesta quarta-feira, um dia antes que a Rússia pudesse abandonar o pacto por causa dos obstáculos a exportações dos seus produtos agrícolas e fertilizantes.
Os comentários de Erdogan, feitos em um discurso para funcionários de seu partido governante AK, vieram depois que um último navio deixou um porto ucraniano sob o acordo, que permite a exportação segura de grãos pelo Mar Negro e que deveria expirar na quinta-feira.
"O acordo do corredor de grãos do Mar Negro foi prorrogado por dois meses com os esforços da Turquia", disse ele em seu discurso televisionado, agradecendo também aos líderes russo e ucraniano e ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, por sua ajuda.
As Nações Unidas e a Turquia intermediaram o acordo do Mar Negro por 120 dias iniciais em julho do ano passado, buscando alívio para uma crise alimentar global que foi agravada pela invasão de Moscou à Ucrânia, um dos principais exportadores mundiais de grãos.
Moscou havia concordado em estender o pacto do Mar Negro por mais 120 dias em novembro, e em março concordou com uma extensão de 60 dias --até 18 de maio--, reivindicando que uma lista de demandas em relação às suas próprias exportações agrícolas fosse atendida.
Para convencer a Rússia em julho a permitir as exportações de grãos do Mar Negro, as Nações Unidas concordaram ao mesmo tempo em ajudar Moscou com seus próprios embarques agrícolas por três anos.
Mais cedo, o último navio deixou um porto ucraniano sob o acordo anterior.
(Reportagem de Huseyin HayatseverEce Toksabay, Ezgi Erkoyun and Ali Kucukgocmen)
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja