Pro Farmer: Efeitos da seca preocupam mais em Nebraska e Indiana, mas números superam 22/23

Publicado em 23/08/2023 08:45 e atualizado em 23/08/2023 10:47

Logotipo Notícias Agrícolas

Os dados do segundo dia do Pro Farmer Crop Tour foram reportados na noite desta terça-feira (22) contabilizando e compilando as informações dos estados de Indiana e Nebraska. Segundo relatos dos participantes do mais tradicional tour de safra dos Estados Unidos - que está em 31ª edição - os caminhos têm sido marcados por um calor bastante intenso. 

Ainda assim, as médias de produtividade do milho e contagem de vagens ficaram maiores do que as do ano passado, já que a temporada anterior sofreu com condições de clima ainda mais adversas em todo Corn Belt. 

No final da segunda (21), foram informados os dados de Dakota do Sul e Ohio. Veja:

** As tabelas abaixo, do portal americano AgWeb, trazem os rendimentos do milho em bushels por acre e a contagem de vagens em um espaço de três pés quadrados. 

FAIXA OESTE DO CINTURÃO

Nebraska - No Nebraska, o rendimento médio esperado para o milho é de 174,92 sacas por hectare (167,22 bushels por acre), contra 165,83 scs/ha do ano passado. Na comparação anual, o aumento é de 5,48%. A média das últimas três safras no estado é, no entanto, maior, de 179,93 sacas por hectare. 

Tabela Milho Nebraska - PF 2023

Segundo os especialistas que tem visitado o Nebraska, este aumento na produtividade esperado para esta safra é reflexo, principalmente, da irrigação. "Tem sido constante desde o plantio. Muito foi feito antes da semeadura e temos mantido os campos irrigados o quanto podemos", disse Maverick Widdowson, produtor no estado.

O agrônomo Calvin Rupe, que acompanha o tour, afirma que a falta de umidade e suas consequências deverão ser avaliadas no milho não irrigado. 

Sobre a soja, as perspectivas dos produtores do Nebraska melhoraram depois da intensa onda de calor que castigou a região e com a chegada das últimas chuvas. Porém, ainda de acordo com os times do Pro Farmer, eles já parecem "não estar tão convencidos de toda esta melhora".

Fotos: Karen Braun

A contagem de vagens no estado ficou em 1,160,02 em um espaço de, aproximadamente, um metro quadrado, 9,05% maior do que há um ano. A média das últimas três safras é de 1,196,02. 

Tabela Soja Nebraska - PF 2023

“Nos campos que estou vendo, eles vão perder aquele aglomerado superior. Eles perderão de 10% a 12% no mínimo porque não terão chance de encher devido à falta de chuva na previsão”, diz Brent Judisch, um dos membros do tour. 

FAIXA LESTE DO CINTURÃO

Indiana - O Pro Farmer estimou a produtividade média do milho em Indiana em 189,22 sacas por hectare (180,89 bushels por acre), 1,71% maior do que a da safra 2022/23. A média do estado, nos últimos três anos, é de 192,18 scs/ha. 

"A contagem de bushels pode mudar rapidamente nas próximas semanas com a ameaça de algumas doenças no horizonte, como a mancha de alcatrão", relatou Brian Shrader, agrônomo que visitou campos no nordeste de Indiana. "Estou vendo isso em níveis significativamente mais altos do que nos últimos anos". 

Tabela Milho Indiana - PF 23

A terça-feira terminou também com a contagem de vagens nos campos de soja de Indiana ficando em 1,309,96 por, aproximadamente, um metro quadrado. Em relação à temporada anterior, o aumento é de 12,35%. A média é de 1,228,94 nos últimos três anos. 

Tabela Soja Indiana - PF 23

"Estamos vendo plantas profundamente enraizadas, em geral no Crop Tour, inclusive em Ohio. Com a mudança do perfil da raiz da planta, as lavouras de soja deverão se mostrar mais resistentes, principalmente frente ao calor desta semana", disse Mark Bernard, participante do Pro Farmer Crop Tour. 

O QUE É O PRO FARMER CROP TOUR?

O Pro Farmer Crop Tour chega, nesta safra 2023/24, a sua 31ª edição. O evento, que reúne produtores rurais, analistas, consultores e especialistas de uma forma geral do agronegócio americano, data de 1993 e a marca foi comprada pelo Farm Journal - portal especializado em agro dos EUA - em 1998. O tour, no entanto, foi iniciado na década de 1970, pela Illinois Corn Growers. 

Os mesmos procedimentos de avaliação são utilizados ano após ano para que as comparações anuais possam sempre manter-se relevantes e úteis. 

Os rendimentos de milho são calculados usando um conjunto de dados que inclui a populações de espigas, comprimento de grão em polegadas, fileiras de grãos ao redor da espiga e espaçamento entre fileiras em cada campo. 

Já a produtividade da soja não é estimada por conta de duas variáveis bastante importantes - o número de grãos por vagem e o peso destes grãos. Assim, a medida utilizada - a contagem de vagens por três pés quadrados - ajuda na comparação com anos anteriores e orienta no entendimento sobre quanto da "fábrica de soja" está em produção nos EUA, como explicam os organizadores do Pro Farmer. 

As estimativas nacionais serão reportadas na tarde desta sexta-feira, 25 de agostoàs 15h30 (Brasília) e você acompanha aqui no Notícias Agrícolas. Sete estados serão visitados - Dakota do Sul, Ohio, Nebraska, Indiana, Minnesota, Illinois e Iowa. Apesar disso, para trazer suas estimativas nacionais, o time do Pro Farmer contabiliza também dados de outros estados que não tenham sido visitados. 

Na imagem, em verde, a segunda-feira (21) em Dakota do Sul e Ohio; em amarelo, a terça (22) com Nebraska, Indiana e parte de Illinois; em lilás, a quarta (23) contemplando partes de Illinois e Iowa e em laranja, a quinta (24), com partes de Iowa e Minnesota. 

Datas de visita - PF 2023

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Posso estar "enxergando" mal,,, "MAS" acho que "aquela outra mídia", usou & abusou dessa conjunção coordenativa...

    Vide a "chamada": "Efeitos da seca preocupam mais em Nebraska e Indiana, mas ..."

    PARABÉNS!!! AOS PAIS DOS MAS ...

    4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      No emisfeio norte, o trigo pode ser plantado em novembro do ano anterior, mas o milho e a soja sao plantados e colhidos dentro do mesmo ano, entao quando o jornalista faz referencia a safra 2022/2023 cria uma CONFUSAO SEM TAMANHO para mim,

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. CARLO, o artigo traz as informações de como é feito a tomada dos dados e, esses são comparados ao ano anterior e dos três últimos anos. A questão é o uso do "MAS" ...

      3