Rússia destruiu 300 mil t de grãos desde julho em ataques a portos e navios, diz Kiev
![]()
KIEV (Reuters) - A Rússia destruiu quase 300.000 toneladas métricas de grãos desde julho em ataques a instalações portuárias da Ucrânia e a navios, informou o governo ucraniano na sexta-feira, ressaltando a ameaça da guerra à segurança alimentar global.
Há alguns meses, Moscou desistiu de um acordo firmado pela ONU que permitia a exportação de grãos ucranianos pelo Mar Negro com segurança.
Desde então, as forças russas atingiram seis navios civis e 150 instalações portuárias e de grãos em 17 ataques, destruindo produtos agrícolas destinados à exportação, disse o vice-primeiro-ministro Oleksandr Kubrakov em um comunicado.
"Essa é a tentativa da Rússia de aprofundar a crise alimentar nos países que dependem dos produtos ucranianos", disse Kubrakov.
Os danos aos portos ucranianos reduziram o potencial de exportação de grãos do país em 40%, disse ele.
A Rússia atacou instalações portuárias tanto no Mar Negro quanto no Rio Danúbio.
A Ucrânia é um dos maiores exportadores de trigo e milho do mundo.
O Ministério da Defesa da Rússia não pôde ser contatado imediatamente para comentar o assunto.
Kubrakov disse que 21 navios carregados de grãos já usaram um novo corredor "humanitário" de grãos no Mar Negro, estabelecido por Kiev em agosto.
Ele disse que, sob a Iniciativa de Grãos do Mar Negro, da ONU, a Ucrânia havia exportado 33 milhões de toneladas de grãos, sendo que 60% desse volume foi enviado para países africanos e asiáticos.
(Reportagem de Olena Harmash)
0 comentário
IAC comemora 139 anos com feijão gourmet tolerante ao escurecimento do grão
Chuvas no Paraná limitam colheita do milho e aumentam risco de doenças no trigo
Feijão/Cepea Qualidade dos lotes sustenta valorização
Plano Safra pode não alcançar arrozeiros sem renegociação de dívidas
Semeadura da canola está quase concluída no Rio Grande do Sul
Preços do arroz cedem após meses de alta