Ucrânia suspende corredor de grãos devido à ameaça de russos, diz consultoria

Publicado em 26/10/2023 08:43

Logotipo Reuters

KIEV (Reuters) - A Ucrânia suspendeu o uso de seu novo corredor de grãos do Mar Negro devido ao que considera uma ameaça dos aviões de guerra russos, informou a consultoria Barva Invest, sediada em Kiev, na quinta-feira.

"Gostaríamos de informá-lo sobre uma suspensão temporária do tráfego de navios de e para (os portos). A proibição atual está em vigor em 26 de outubro, mas é possível que seja estendida", disse a consultoria no aplicativo de mensagens Telegram.

As autoridades ucranianas não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

A consultoria disse que uma suspensão de fato já estava em vigor há dois dias a pedido dos militares, que citaram uma ameaça do aumento da atividade da aviação militar russa na área.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse na semana passada que havia ordenado que aviões de guerra russos com mísseis Kinzhal patrulhassem o Mar Negro.

A Ucrânia lançou um "corredor humanitário" para navios com destino aos mercados africanos e asiáticos em agosto, para tentar contornar um bloqueio no Mar Negro, depois que a Rússia abandonou um acordo que havia garantido as exportações marítimas de Kiev durante a guerra.

Autoridades ucranianas e fontes de transporte dizem que mais de 40 navios de carga entraram no corredor até o momento e 1,5 milhão de toneladas métricas de carga deixaram os portos marítimos ucranianos pelo corredor.

Grãos, sementes oleaginosas, óleos vegetais e farelos dominaram os embarques.

Os produtores agrícolas ucranianos disseram esta semana que a nova rota poderia permitir a exportação de até 2,5 milhões de toneladas de alimentos por mês, quase compensando o impacto da decisão da Rússia de sair do acordo anterior firmado pela ONU.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário