Argentina suspende temporariamente registro de exportações de grãos antes de anúncio econômico
![]()
Por Maximilian Heath
BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina suspendeu temporariamente na segunda-feira o registro no qual empresas agroexportadoras oficializam as operações comerciais de grãos, um dia antes de o governo do ultraliberal Javier Milei anunciar uma série de medidas econômicas, informou o chefe da câmara de exportadores de grãos CIARA-CEC.
De acordo com o diretor da CIARA-CEC, Gustavo Idígoras, a câmara recebeu um comunicado oficial na tarde de segunda-feira informando sobre a medida, que entrou em vigor às 17h00 no horário local e permanecerá em vigor "até novo aviso".
Uma fonte do governo com conhecimento do assunto, que falou sob condição de anonimato, confirmou a decisão à Reuters. Milei tomou posse no domingo como presidente da Argentina, um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.
No passado, diferentes governos argentinos suspenderam o registro das exportações de grãos e logo reabriram no dia seguinte ou alguns dias após o anúncio de medidas econômicas importantes.
O governo de Milei fará seus primeiros anúncios econômicos na terça-feira, o que envolverá um profundo ajuste fiscal e aumento dos gastos sociais, disse seu porta-voz na segunda-feira. Os mercados também estão especulando sobre a possibilidade de uma desvalorização da moeda local.
(Reportagem de Maximilian Heath)
0 comentário
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025