Alagoas: vacinação contra a Peste Suína Clássica é prorrogada até dia 31 de dezembro

Publicado em 22/12/2023 14:28
Número de animais imunizados nesta 5ª etapa ultrapassou a marca de 100 mil suínos

A 5ª etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica em Alagoas foi prorrogada até o dia 31 de dezembro. A decisão foi anunciada de forma conjunta pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e Associação Brasileira dos Criadores de Suínos.

O número de animais imunizados até quinta-feira (21) chegou a 101.343, com visitas a quase quatro mil propriedades em todo o estado. Com o novo prazo, a expectativa é de que a campanha alcance uma adesão maior de criadores, que terão uma nova oportunidade de receber os agentes para imunizar de forma gratuita os animais. A expectativa é de que essa etapa da campanha chegue a imunizar 130 mil animais.

De acordo com os dados de acompanhamento da ABCS, a cobertura vacinal atual é de 78%. O trabalho de vacinação está sendo realizado para que Alagoas conquiste o status de zona livre da Peste Suína Clássica, podendo chegar a não obrigatoriedade da vacina nos animais.

Este é um projeto-piloto do Mapa, e Alagoas foi o primeiro estado da zona não livre da doença a aderir à campanha, que fortalece a suinocultura alagoana, garantindo a saúde dos animais e oportunizando aumento no desempenho produtivo, além de assegurar a abertura de mercados para comercialização da carne suína e produtos da cadeia produtiva.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sec. de Agricultura - Alagoas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário