Argentina: Apesar das chuvas, índice de soja em boas/excelentes condições permanece em 31%

Publicado em 15/02/2024 16:14 e atualizado em 15/02/2024 17:09
Últimas precipitações, porém, permitiram recomposição importante das reservas hídricas

Logotipo Notícias Agrícolas

Choveu na Argentina! Depois de consecutivas semanas de calor intenso e tempo seco, o país recebeu algumas precipitações nos últimos dias, as quais trouxeram certo fôlego e alívio aos campos argentinos.

Segundo as informações trazidas nesta quinta-feira (15) pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires, "as chuvas ocorridas em uma ampla região das áreas de produção agrícola na última semana melhoraram a condição hídrica e de cultivo". E as precipitações chegam em um bom momento, já que as plantas se encontram em períodos críticos de desenvolvimento e definição de potencial produtivo. 

Argentina - Fev 24 (3)
Chuvas acumuladas de 11 a 14 de fevereiro de 2024
Mapas: SMN

Ainda assim, para a soja, a bolsa manteve o índice de lavouras classificadas como boas ou excelentes em 31%. Já o percentual de lavouras regulares subiu de 47% para 50% e o de regulares ou ruins caiu de 22% para 19%. 

Argentina - Fev 24 (1)
Gráfico: Bolsa de Cereais de Buenos Aires

Por outro lado, a condição hídrica nas áreas de soja na Argentina classificada como ótima ou adequada passou de 60% para 73% na semana, enquanto a de regular ou seca foi de 40% para 27%. 

Argentina - Fev 24 (4)
Gráfico: Bolsa de Cereais de Buenos Aires

O chefe do Guia Estratégico para o Agro da Bolsa de Rosário, Cristian Russo, explicou ainda que praticamente toda a região produtora do país recebeu boas chuvas, com volumes que variaram de 45 a 100 mm, com um padrão de distribuição que se registrou nas 36 estações de monitoramento. E assim, todas as áreas receberam um alívio necessário. 

Leia mais:

+ Bolsa de Buenos Aires indica fim do plantio do milho e melhora da condição hídrica das lavouras argentinas

"O que todos estamos vendo agora, nesta semana, é como será a reação das lavouras. Há muitas expectativas nisso. O bom é que as chuvas chegaram, foram bastante homogêneas e chegaram nos milímetros que eram esperados", afirmou Russo, em uma reportagem publicada nesta quarta-feira (14) pelo jornal Clarin, um dos mais importantes da Argentina. 

Ainda de acordo com o especialista, as expectativas são grandes,  principalmente, porque a previsão é de que, novamente, os próximos dias serão de tempo seco. Por outro lado, as condições permitirão com que os produtores possam avaliar os efeitos das últimas chuvas e verificar as reações de suas lavouras. 

As safras vinham se desenvolvendo bem e foram golpeadas por esta onda de calor que castigou o país nas últimas semanas. Com a quebra na safra brasileira de soja, as expectativas são de que ao menos uma parte das perdas daqui sejam compensadas pela soja de lá. 

A Bolsa de Rosário já estima que, por conta destas últimas adversidades, seja possível registrar uma perda de área destinada à soja de cerca de 10% na Zona Núcleo, principal região produtora de grãos da Argentina. 

Todavia, estas chuvas do final da última semana e começo desta promoveram mudanças consideráveis nas reservas hídricas do país, como aponta um levantamento da Oficina do Risco Agropecuário (ORA). "As chuvas recebidas e a queda da temperatura criam perspectivas mais animadoras para as culturas", afirma a instituição em seu reporte semanal. 

Os mapas abaixo ilustram a melhora, mostrando as condições em 4 e 13 de fevereiro. 

Argentina - Fev 24 (2)
Mapas: Oficina do Risco Agropecuário

"As mudanças observadas entre a situação hídrica atual e a do mapa anterior são substanciais, com recargas generalizadas. O estado deficitário persiste apenas no centro de Corrientes e no extremo sudoeste de Buenos Aires, com um comportamento climático mais alinhado ao norte da Patagônia", informou a oficina. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • julio monken silva ponta grossa - PR

    Mas ó esquemão agora é blá-blá-blá de área de plantio dos USA

    0