Rússia ressemeou maioria dos cultivos atingidos por geada, diz ministra
![]()
MOSCOU (Reuters) - As fortes geadas não devem ter um impacto significativo nos volumes de colheita de grãos, pois a Rússia conseguiu semear novamente a maior parte das terras agrícolas afetadas, disse a ministra da Agricultura da Rússia, Oksana Lut, na sexta-feira, informou a agência de notícias Interfax.
Lut foi citada como tendo dito que seu ministério havia mantido uma previsão de 132 milhões de toneladas métricas para a colheita de grãos, das quais 86 milhões de toneladas métricas eram de trigo, em 2024, mas que isso poderia ser ajustado posteriormente.
"Nas regiões do sul e na Rússia central, tivemos um clima muito seco no último mês e meio. Ou seja, primeiro tivemos geadas e, depois, o tempo ficou muito seco. E essa situação, é claro, pode ajustar significativamente, em princípio, nossas expectativas", disse ela.
A empresa estatal de previsão do tempo da Rússia, Hydrometcentre, prevê condições desfavoráveis para as colheitas devido ao clima quente no sul da parte europeia do país até o final de junho.
O Ministério da Agricultura da Rússia estima que as perdas de safra causadas pelas geadas de maio sejam de cerca de 1 milhão de hectares, ou 1,2% da área total semeada para a safra de 2024, com outros 700.000 hectares sofrendo vários graus de danos.
No início de junho, Moscou declarou emergência em 10 regiões para facilitar os pedidos de seguro dos agricultores.
A Rússia quase concluiu a campanha de semeadura e começou a colher a nova safra nas regiões do sul do país.
Nesta semana, após uma série de cortes nas previsões desde abril, a consultoria agrícola russa IKAR elevou suas previsões para a safra de trigo em 2024 em 0,5 milhão de toneladas, para 82 milhões de toneladas métricas.
(Reportagem de Olga Popova)
0 comentário
Federarroz alerta que novas regras do piso mínimo de frete agravam crise na orizicultura gaúcha
Anec projeta aumento nos embarques de soja e milho do Brasil em dezembro
Abertura de mercado para o Brasil na Índia e na Rússia
Arrozeiros celebram aprovação do uso da Taxa CDO para apoiar cadeia produtiva do arroz
Arroz/Cepea: Indústria retraída e exportações fracas mantêm pressão
Rússia eleva tensão no Mar Negro e milho e trigo sobem em Chicago