Exportações de grãos da Ucrânia aumentam 58,7% até agora em 2024/25, mostram dados do ministério
![]()
KIEV, 25 de setembro (Reuters) - As exportações de grãos da Ucrânia na temporada de julho a junho de 2024/25 ficaram perto de 9,8 milhões de toneladas métricas em 25 de setembro, contra quase 6,2 milhões de toneladas na temporada anterior, mostraram dados do Ministério da Agricultura na quarta-feira.
O volume incluiu 5,6 milhões de toneladas de trigo, 2,7 milhões de toneladas de milho e quase 1,3 milhão de toneladas de cevada.
O governo ucraniano e as associações agrícolas concordaram em limitar as exportações de trigo na temporada de julho a junho de 2024/25 para 16,2 milhões de toneladas. Não há restrições às exportações de outras commodities.
O primeiro vice-ministro da Fazenda disse na semana passada que a Ucrânia interromperia as exportações de trigo se o volume de embarques excedesse o valor acordado.
Os comerciantes exportaram 2,3 milhões de toneladas de grãos até agora em setembro, disse o ministério. As exportações totalizaram 1,57 milhão de toneladas entre 1 e 25 de setembro do ano passado.
A safra combinada de grãos e oleaginosas de 2024 deve cair para 77 milhões de toneladas, incluindo 56 milhões de toneladas de grãos, disse o ministério.
As exportações de grãos da Ucrânia na temporada de comercialização de 2023/24 aumentaram para cerca de 51 milhões de toneladas, ante 49,2 milhões de toneladas no ano anterior.
Reportagem de Pavel Polityuk, Edição de Louise Heavens
0 comentário
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no RS
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações