Indonésia considera importar 1 milhão de toneladas de arroz da Índia no próximo ano, diz ministro
![]()
JACARTA, 29 de outubro (Reuters) - A Indonésia está considerando um plano para importar 1 milhão de toneladas métricas de arroz da Índia em 2025 para garantir o fornecimento até sua principal colheita, disse o Ministro Coordenador de Assuntos Alimentares, Zulkifli Hasan, após uma reunião de autoridades agrícolas e de alimentos na terça-feira.
A produção de arroz da Indonésia deve cair 2,43% este ano, para 30,34 milhões de toneladas métricas, devido ao atraso no plantio e na colheita em meio ao clima seco mais longo em 2023, informou o departamento de estatísticas no início deste mês.
"Precisamos de mais 1 milhão de toneladas... para que possamos passar por fevereiro. A produção no período de dezembro a fevereiro costuma ser menor", disse o chefe da Agência Nacional de Alimentos, Arief Prasetyo Adi, aos repórteres após a reunião com Hasan.
O arroz é um alimento básico para a maioria dos 280 milhões de habitantes da Indonésia e a principal colheita de arroz geralmente começa em março.
As importações de arroz da Indonésia aumentaram nos últimos dois anos, atingindo mais de 3 milhões de toneladas métricas por ano.
O país do Sudeste Asiático pretende importar até 3,6 milhões de toneladas de arroz este ano. Ele também planeja abrir entre 750.000 hectares e 1 milhão de hectares (2,47 milhões de acres) de novos campos de arroz em 2025 para atingir a meta do presidente Prabowo Subianto de autossuficiência alimentar.
O maior exportador de arroz do mundo, a Índia, removeu o preço mínimo para a exportação de arroz branco não basmati neste mês para impulsionar as exportações devido à expectativa de maior produção e aos estoques acumulados desde as restrições de exportação de 2023.
Reportagem de Dewi Kurniawati; Escrita por Ananda Teresia e Bernadette Christina; Edição de John Mair e Michael Perry
0 comentário
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações
Federarroz orienta produtores a aderirem a leilões de apoio