Lucro trimestral do vendedor de arroz indiano KRBL cai devido a maiores despesas
![]()
6 de fevereiro (Reuters) - KRBL da Índia (KRBL.NS), relatou sua sexta queda trimestral consecutiva no lucro na quinta-feira, já que o aumento nas despesas mais que compensou o impacto das fortes vendas de seus produtos de arroz.
A KRBL, que fabrica a marca de arroz basmati "India Gate", relatou uma queda de 1% no lucro líquido consolidado em relação ao ano anterior, para 1,33 bilhão de rúpias (US$ 15,2 milhões) no terceiro trimestre.
Essa foi a queda mais lenta nos lucros da KRBL em seis trimestres.
A receita operacional da empresa aumentou 17%, para 16,82 bilhões de rúpias, liderada por um aumento de 17% em seus negócios agrícolas, que incluem todos os tipos de arroz, exceto sementes e farelo.
A receita das exportações mais que dobrou para 5,63 bilhões de rúpias.
As despesas totais também aumentaram em 17%.
A Índia aliviou quase todas as restrições às exportações de arroz basmati e não basmati no final do ano passado como parte de seus esforços para reduzir os estoques crescentes e recuperar a participação de mercado. A Índia responde por cerca de 75% da produção global de basmati.
O governo também removeu o chamado preço mínimo, ou preço mínimo de exportação, para o arroz basmati para ajudar milhares de agricultores que se queixavam da falta de acesso a mercados estrangeiros lucrativos, como Europa, Oriente Médio e EUA.
O basmati não é amplamente consumido na Índia, e o governo não compra a variedade para formar reservas estatais, o que leva os produtores a exportarem a maior parte de seus estoques.
Desde como os planos tarifários de Donald Trump aumentaram as tensões comerciais até por que os investidores estão cansados de esperar o retorno da IA, esta é a Semana em Números.
Rival LT Foods (LTOL.NS), relatou um lucro trimestral menor devido aos custos mais altos.
($1 = 87,5560 rupias indianas)
Reportagem de Kashish Tandon em Bengaluru; Edição de Varun HK e Mrigank Dhaniwala
0 comentário
Conab: Estimativa aponta para uma produção de 360,8 milhões de toneladas na safra 2025/26
Déficit de armazenagem de grãos cresce até 12 milhões de toneladas por ano no Brasil e acende alerta para o milho
Arroz/Cepea: Mercado interno segue firme; embarques recuam e importações avançam
Preparo antecipado do solo ganha peso na safra de arroz 2026/27 sob El Niño
Chuva atrasa colheita do milho e afeta desenvolvimento do trigo no Paraná
Safra 26/27 de arroz tem expectativa positiva, mas questões climáticas podem afetar produtividade em SC